A soprano espanhola Montserrat Caballé faleceu hoje aos 85 anos de idade. A cantora lírica encontrava-se internada desde o mês passado no Hospital de Sant Pau de Barcelona, Espanha, devido a problemas relacionados com a vesícula biliar.
Montserrat Caballé era uma das últimas grandes divas da ópera e apresentou-se em palco mais de 4 mil vezes na sua carreira, tendo actuado ao lado de outros grandes nomes da ópera como Plácido Domingo, Pavarotti ou José Carreras.
Mas foi o seu dueto com Freddie Mercury, o malogrado vocalista dos Queen, que a catapultou para diferentes públicos e para o sucesso internacional. Quando Freddie abordou Montserrat para gravarem um álbum juntos e assim realizar um dos seus sonhos, a cantora negou por não saber quem Freddie Mercury era. Depois de o ouvir cantar decidiu encontrar um espaço na sua agenda para se encontrar com o vocalista e assim surgiu em 1988 o álbum “Barcelona”, um dos encontros musicais mais bem sucedidos entre o rock e a ópera, tendo ainda resultado no tema musical dos Jogos Olímpicos de 1992, precisamente em Barcelona.