CA Notícias
Canal Alternativo de Notícias, as últimas notícias do mundo do desporto, da tecnologia e do entretenimento. Os últimos resultados, lançamentos, estreias.

Segundo fim de semana do Jardim de Verão Gulbenkian (12 a 15 de julho)

O Jardim de Verão continua na Fundação Calouste Gulbenkian e o programa do próximo fim de semana começa excecionalmente à 5.ª feira, com o resultado do projeto Ópera na Prisão.


Depois do primeiro fim de semana (6 a 8 de julho) dedicado a vários concertos onde participaram a Orquestra Geração, Mário Laginha e o Coro Infantojuvenil da Universidade de Lisboa, entre outros, o segundo fim de semana do Jardim de Verão inicia esta 5.ª feira (dia 12 de julho) e oferece uma vasta programação com concertos, filmes e muito mais.

No âmbito do PARTIS – Práticas Artísticas de Inclusão Social, 19 jovens reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria, funcionários do estabelecimento e alguns dos seus familiares e amigos juntam-se, em palco, a cinco solistas profissionais e à Orquestra Geração para cantar uma ópera de Mozart. Dias 12 e 13, no Grande Auditório, Só Zerlina Ou Così Fan Tutte? terá uma partitura reduzida, o velho Don Alfonso será interpretado por um coro de 19 reclusos e a serenata cantada em rap por solistas prisionais.

Dias 14 e 15, o prato forte continuará a ser a ópera, com a projeção inédita e gratuita de quatro produções do Festival de Aix-en-Provence: Carmen, de Bizet, The Rake’s Progress, de Stravinsky, Alcina, de Handel e Così Fan Tutte, de Mozart.

Já as manhãs serão ocupadas com programas mais vocacionados para famílias: sob o nome Da Ópera ao Hip Hop em animação, estão programadas quatro sessões de cinema de animação (realizados com diferentes técnicas) que pretendem ser quatro encontros entre a imagem em movimento e a música. Cada sessão, com diferentes sonoridades e técnicas, começa com uma ópera e termina com um cartoon. Pelo meio, entre as marionetas e os desenhos animados, ouvir-se-á jazz, funk, folk, rock, pop, samba e até fado.

E porque o Jardim de Verão é dedicado à Palavra e à Música, não faltará poesia, neste segundo fim de semana. No Centro Interpretativo Gonçalo Ribeiro Telles, será apresentado o resultado do workshop A poesia também se fala, orientado Teresa Lima, no qual se vai mostrar ao público as técnicas de leitura de textos poéticos, sem monotonia nem excessos interpretativos.

Confira o programa completo


X