in

Turismo de Portugal e Surf Out Portugal debatem criação de cluster do surf

Turismo de Portugal e Surf Out Portugal debatem criação de cluster do surf
  • Principais players voltam a juntar-se para debater o setor do surf, nos dias 21 e 22 de setembro
  • Iniciativa contará com a presença de grandes nomes internacionais do surf

A segunda edição da Surf Out Portugal, iniciativa que junta a indústria para proporcionar uma imersão no surf fora de água, vai decorrer nos dias 21 e 22 de setembro, na FIARTIL – Feira Internacional de Artesanato do Estoril. O Turismo de Portugal volta a juntar-se ao evento, que este ano têm a criação de um cluster do surf como um dos principais assuntos em debate.

Alguns dos principais players da indústria do surf vão reunir-se para celebrar o momento alto que esta atravessa, mas também para debater a atualidade do setor, abordando questões estratégicas para o seu futuro.

“O surf representa um estilo de vida e de relação com o mar e a natureza. Mais do que o contributo direto para os fluxos e receitas turísticas, assume relevância na capacidade de posicionar Portugal como um destino turístico jovem, criativo, moderno e sustentável. O surf diversifica a oferta do destino Portugal, capta mercado e dinamiza as economias regionais, enriquecendo a proposta de valor do país ancorada em recursos distintivos: o mar português e as Portuguese Waves”, explica Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal.

A criação de um cluster do surf, à semelhança de outros clusters de competitividade, será um dos principais temas das Surf Talks by Turismo de Portugal. Alguns dos principais intervenientes do setor vão juntar-se para tentar perceber se o país tem condições para criar um conjunto de iniciativas que possam reforçar a competitividade, promoção e internacionalização da indústria do surf.

Com o grande “boom” que se verificou nos últimos anos, vai também abordar-se o surf como oportunidade de negócio e sobre como podem os diferentes intervenientes coexistir num mesmo espaço, dos surfistas aos empresários, sem pôr em causa a qualidade da oferta turística e a sustentabilidade das praias. Sendo os surfistas o principal rosto da modalidade, a forma como gerem e promovem a sua carreira e o potencial mediático para os patrocinadores são temas também em cima da mesa.

Para os debates, estão já confirmados nomes como Luís Araújo, Francisco Spínola, diretor-geral da Liga Mundial de Surf para a Europa, África e Médio Oriente, e Tiago Pires, da ReAct Sports Management e ex-competidor. Este ano, a Surf Out Portugal alarga a participação a porta-vozes internacionais, como o talent manager americano Ben Cohen, da 28th Ave Management, o australiano Michael Spencer, manager da Chilli Surfboards, e o alemão Mario Wehle, gerente da Magic Quiver, loja de artigos de surf premium, que vêm partilhar a visão de quem vê o surf nacional de fora.

Além das Surf Talks by Turismo de Portugal, a iniciativa contará ainda com uma mostra de mais de 50 marcas ligadas à modalidade, ativações exclusivas, workshops, música (com DJ no local), food trucks e algumas atividades, nomeadamente sessões de live shaping com alguns dos melhores profissionais a nível mundial, como o brasileiro Johnny Cabianca, shaper do campeão mundial Gabriel Medina, o australiano James Cheal, CEO da Chilli Surfboards e responsável pelas pranchas de Adriano Souza, campeão mundial em 2015, e Nick Uricchio, shaper da Semente, marca estabelecida em Portugal há largos anos. A eles, juntam-se ainda alguns surfistas de renome, como Nicolau Von Rupp e Alex Botelho.

“Quisemos, mais uma vez, preparar um evento para toda a família e para todos os simpatizantes do desporto, desde o surfista profissional ao surfista por lazer, passando por aqueles que apenas simpatizam com a sua ‘boa vibe’ e estilo de vida. Além de poderem experienciar uma imersão única no surf, conhecendo o que de melhor se faz na área e tendo a oportunidade de ouvir alguns dos principais intervenientes do setor, os visitantes vão também poder contar com muita animação, para garantir dois dias bem passados”, refere Salvador Stilwell, que idealizou e desenvolveu o conceito do evento com o irmão Patrick Stilwell, ambos surfistas.

A entrada na FIARTIL terá um custo de 2€ e crianças com menos de 12 anos não pagam. As portas abrem das 12H às 22H.

A par do apoio do Turismo de Portugal, a Surf Out conta ainda com a Associação de Turismo de Cascais, MEO, C. Santos VP, Takeoff Surf Travel, The Oitavos Hotel e Partners como parceiros. FUEL TV, MEO Beachcam, ONFIRE Surf e Surftotal voltam a ser media partners.

Turismo de Portugal e Surf Out Portugal debatem criação de cluster do surfGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Kevin Morby entre os primeiros nomes do Super Bock em Stock

Kevin Morby entre os primeiros nomes do Super Bock em Stock

Vodafone Paredes de Coura – Duas novidades no cartaz, após anuncio de dois cancelamentos

Vodafone Paredes de Coura – Duas novidades no cartaz, após anuncio de dois cancelamentos