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10 Desportos para praticar na Rentrée pós-férias

O Verão acabou, mais ainda há tempo para aproveitar os últimos raios de Sol, não sendo Portugal um país com cerca de 300 dias de Sol por ano. Fins de semana ou finais de tarde na praia, após o trabalho, para disfrutar do pôr do sol ou mesmo praticar um pouco de atividade física, são um bom remédio para contraria a síndrome pós-férias.

Os desportos são uma excelente forma de aproveitar o tempo livre. Estes podem ser praticados sozinho, com amigos ou acompanhado pela sua família. Apresentamos-lhe de seguida uma lista de 10 desportos ou atividades físicas ligados ao mar ou à natureza, para não sentir que o Verão ficou por aqui.

10 desportos para contrariar a síndrome pós-férias

1. O clássico surf

O surf já é um clássico do verão e pode ser feito em diversas praias portuguesas, sendo a praia da Nazaré um excelente local para a prática. A melhor parte deste desporto é que enquanto a sua família ou os seus amigos aproveitam os últimos banhos de sol, você pode aproveitar as ondas da praia.

2. Stand Up Paddle (Sup)

Este é um desporto que teve origem no Hawaii, aproximadamente nos anos 40, e que mistura dois desportos conhecidos: o remo e o surf. Neste desporto, praticado em lagoas ou rios, o praticante deve manter o equilíbrio em pé sobre uma prancha. Em Coimbra – no rio – ou na Costa da Caparica é possível praticar este desporto.

Este pode ser realizado com companhia, mas cada participante estará numa prancha separada.

3. Canoagem

Este é ideal para os apaixonados por desportos aquáticos e, os mais aventureiros, podem apostar numa descida do rio e aumentar os níveis de adrenalina. Este desporto pode ser praticado em diversas regiões portuguesas, mas para mais informações, pode entrar em contacto com a Federação Portuguesa de Canoagem.

4. Corridas ou caminhadas

Corridas e caminhadas também são uma boa opção para aproveitar o tempo de verão. Este é um desporto que não exige muito equipamento e é simples de praticar. A corrida – ou a caminhada – deve ser praticada em locais próprios, principalmente se levar crianças para a prática. Locais com paisagens naturais também são uma excelente opção.

Em Portugal, mais concretamente em Troia, existem passadiços específicos para caminhar e correr. Esses locais, como o resto da região, são seguros para toda a família. 

5. Ciclismo

Outro desporto que pode ser praticado fora de água é o ciclismo, ideal para quem pretende relaxar num ambiente de natureza. Tal como no ponto anterior, se preferir, existem locais próprios para a prática da atividade – principalmente em cidades turísticas.

6. Golfe

Opção ideal para estar acompanhado de amigos ou familiares e um excelente momento de convívio. Se costuma encontrar-se com alguns clientes, este também é um ótimo desporto para ter um pouco de convívio durante os meses mais quentes.

O desporto pode ser praticado em locais próprios, como na região de Troia, mas para mais informações pode entrar em contacto com a Federação Portuguesa de Golfe.

7. Mergulho

Voltando para os amantes de desportos aquáticos, o mergulho pode ser uma boa opção para entretenimento, mas também oferece benefícios à sua saúde. Apesar de ser um desporto desafiante, as vistas do fundo do mar são maravilhosas!

O desporto também é excelente para melhorar algumas questões de saúde, nomeadamente o sistema respiratório e cardiovascular.

8. Windsurf

Algumas pessoas não têm interesse em surf, mas gostam da ideia de desportos sobre a prancha. O windsurf deve ser praticado em cima de uma prancha, com uma vela, e ir navegando consoante a direção do vento.

9. Vólei de Praia

Muitos praticantes vão em passeio com familiares ou amigos que apenas querem aproveitar o sol, deitados na praia. Nestes casos, principalmente quando existe um mínimo de duas pessoas, é praticado o vólei de praia.

Este desporto pode ser praticado indoor ou mais comum na praia. Na praia deve ter algum espaço livre para que possa jogar sem quaisquer preocupações, sendo que após o período balnear não será certamente um problema.

10. Escalada

Por último temos um desporto para os mais corajosos – não é, efetivamente, um desporto para todos. Esta opção, além de ser um verdadeiro desafio e de diminuir o medo dos seus praticantes, também trabalha no fortalecimento de alguns grupos musculares do corpo. 

Como já referimos, não é uma opção para todos. No entanto, caso queira dar os primeiros passos e se sinta preparado para uma nova modalidade, aconselhamos as escolas ou clubes de escalada.

Toda a prática desportiva deve vir acompanhada de cuidados. Mesmo após o Verão continue a proteger a sua pele com protetor solar e beba muita água: só assim conseguirá usufruir das atividades desportivas.

Já praticou ou pratica algum destes desportos? Deixe o seu testemunho para incentivar e encorajar os que estão a pensar iniciar algumas desta atividades ou simplesmente o seu comentário.

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