Hors-Champ (Fora de Campo) consiste numa “longa-metragem cénica, ou numa dança-cinema para cinco bailarinos e um operador de câmara”. O espetáculo, criado pela coreógrafa Michèle Noiret, será apresentado esta 6.ª feira (13 de julho) no Grande Auditório do CCB, às 21h.
Um casal é convidado para jantar na vivenda de Lise, num bairro chique. Assim que os visitantes entram na sala de estar, o mordomo e o convidado reconhecem-se. O jantar nunca acontecerá. Instala-se um perfume de mistério, de angústia, de violência. Assistimos a imagens brutais, que nos precipitam no vórtice de um drama que nunca se percebe se corresponde a uma realidade vivida, a uma filmagem cinematográfica ou a um pesadelo.
Fora de campo é um espetáculo dançado, teatral e cinematográfico. A coreografia funde-se no drama e as personagens passam incessantemente do ecrã para o palco. É na tensão entre vítima e carrasco, no meio de uma atmosfera destrutiva que remete para um qualquer regime totalitário, que Fora de campo se desenvolve.
Fora de campo encontra-se em digressão desde 2013, tendo já passado pelo Théâtre National de Chaillot. A crítica parisiense considerou-o “um trabalho coreográfico notável” (Libération), “de uma eficácia fascinante” (Le Nouvel Observateur).
Ficha Técnica e Artística
guião, encenação e coreografia Michèle Noiret
interpretação Juan Benitez, David Drouad, Isael Mata, Marielle Morales, Lise Vachon
colaboração artística Dominique Duszynski
assistência Florence Augendre
filmes Patric Jean
operadores de câmaraVincent Pinckaers
composição de música original Todor Todoroff
violoncelista Sigrid Vandenbogaerde
música Bernard Hermann, Danger Mouse
cenografia Sabine Theunissen
assistente de cenografia Caroline Goradesky
luz Xavier Lauwers
figurinos Greta Goiris
direção técnica Christian Halkin
Produção Compagnie Michèle Noiret / Tandem asbl / Blackmoon Productions
Coprodução Théâtre National de la Communauté française de Belgique (Bruxelas) / Théâtre National de Chaillot (Paris) / Les Théâtres de la Ville de Luxembourg / Théâtre de Liège / Le Manège.Mons/Technocité
Coapresentação | CCB | Companhia Teatro de Almada