in , ,

A 1ª vez dos Radiohead em Portugal foi no Restelo

Radiohead, Portugal, Nos Alive, Restelo, A 1ª vez dos Radiohead em Portugal foi no Restelo

A um dia do concerto que marcará esta edição do Nos Alive, decidimos relembrar um pouco da história dos Radiohead por Portugal. E tal como os AC/DC, o primeiro concerto dos Radiohead em terras lusas aconteceu no Restelo, não no Estádio do Restelo, mas sim no pavilhão do Belenenses, o Pavilhão Acácio Rosa.

1993 foi o ano em que a banda britânica se estreou por cá, no mesmo ano em que foi lançado o seu primeiro álbum, “Pablo Honey”.

No dia 27 de Novembro de 1993, os Radiohead faziam a primeira parte do concerto dos James no Restelo, e vinham duma digressão cansativa pelos Estados Unidos, que os levou mesmo a pensar, pelo que se diz, numa possível separação, pois julgavam que poucos concertos lhes estavam a correr da melhor forma, estando mesmo a perder dinheiro com as digressões anteriores.

Ao chegarem a Lisboa, vinham desanimados com essa situação, mas o concerto no Pavilhão Acácio Rosa mudou isso, facto confirmado por Álvaro Covões, organizador do Nos Alive e desse concerto em 1993, à Blitz.
“(..) Vinham desanimados porque estavam a fazer um esforço gigantesco. Quando chegaram a Portugal, surpresa das surpresas, a malta cantou as músicas. E eles perceberam que havia ali algo”

A actuação ficou tão gravada nas memórias de Thom Yorke e companhia, que anos mais tarde, deram o pontapé de saída da tour de apresentação do “Ok Computer” no Paradise Garage em Alcântara com três noites consecutivas no mês de Novembro de 1997. E em 2002 apresentaram em primeira mão, algumas músicas do “Hail to The Thief” nos Coliseus do Porto e de Lisboa.

Pode-se dizer então que esta zona de Lisboa é lhes muito especial. Restelo, Alcântara, e agora Algés.

Voltando a 1993, o dia foi marcado (para além dos dois concertos) pelo facto do pavilhão ter estado lotado, havendo mesmo a ideia que tinham sido vendidos mais bilhetes do que a lotação máxima.

Da Setlist apresentada na altura, apenas uma música poderá ser “repescada” pela banda esta sexta-feira, “Creep”, as restantes não são prováveis de serem tocadas.

The Bends
Prove Yourself
You
Yes I Am
Vegetable
Creep
Ripcord
(Nice Dream)
Pop Is Dead
Banana Co.
Anyone Can Play Guitar
Stop Whispering

Fiquem com o registo visual da “Creep”:

E de “Stop Whispering”:

, Belenenses já recorreu do ‘Caso Mateus’

Belenenses já recorreu do ‘Caso Mateus’

, Manchester City contratou o seu primeiro jogador de… videojogos

Manchester City contratou o seu primeiro jogador de… videojogos