in ,

“The Cave”, nomeado aos Oscars, estreia esta noite no National Geographic

O National Geographic vai estrear hoje às 22h30, ‘The Cave’, nomeado em 2020 para um Oscar na categoria de ‘Melhor Documentário’. ‘The Cave’ foi considerado um dos melhores filmes do ano pelo The New York Times, Los Angeles Times e The Washington Post. É a segunda nomeação consecutiva da National Geographic nesta categoria, após a vitória de “Free Solo” na edição do ano passado.

 

Do realizador Feras Fayyad, nomeado pela segunda vez nos Oscars, é um retrato de coragem, resiliência e solidariedade feminina. Para aqueles que vivem na Síria, a esperança e a segurança estão enterradas dentro de um hospital subterrâneo, conhecido como ‘a gruta”. É gerido pela médica pediatra Amani Ballour, que conseguiu o impensável ao ser tratada da mesma forma que os seus colegas homens. Ela e as suas colegas, Smaher e Alaa, reivindicam o seu direito à igualdade no trabalho que fazem, algo que seria impensável na cultura patriarca e opressiva que se sente à superfície.


Enquanto tenta acompanhar a equipa numa zona que conta com bombardeamentos diários, falta de bens e a constante ameaça de ataques químicos, este documentário oferece uma visão única da guerra síria e de algumas das suas heroínas, que arriscam as suas vidas diariamente para prestar cuidados de saúde à população local.

‘The Cave’ estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto, onde ganhou o Grolsch People’s Choice Award e foi emitido em mais de 30 Festivais de Cinema em todo o mundo, incluindo o BFI London Film Festival, Mill Valley Film Festival, Savannah Film Festival e International Documentary Film Festival Amsterdam.

O filme foi produzido pela Danish Documentary Films, tendo como produtoras Kirstine Barfod e Sigrid Dyekjær, e como produtoras executivas, Eva Mulvad, Pernille Rose Grønkjær e Mikala Krogh. ‘The Cave’ contou também com Carolyn Bernstein e Ryan Harrington enquanto produtores (National Geographic Documentary Films) e com Matt Renner (National Geographic Channel) enquanto produtor executivo.

ESTREIA: Sábado, dia 08 de fevereiro, às 22h30

“Sonic – O Filme” estreia a 13 de Fevereiro, com versão original e versão legendada

PlayStation anuncia Fortnite Celebration Cup