in ,

Zé Pedro Rock’n’Roll, o documentário sobre a vida do guitarrista estreia hoje nos cinemas

Zé Pedro Rock’n’Roll, o documentário sobre a vida do guitarrista estreia hoje nos cinemas

‘Zé Pedro Rock’n’Roll’ do realizador Diogo Varela Silva estreia esta semana nos cinemas nacionais, com distribuição pela NOS Audiovisuais. Depois de ganhar o prémio do público no festival de cinema documental Doclisboa, em 2019, o tão aguardado documentário sobre Zé Pedro foi também selecionado para o Dili International Film Festival, onde será exibido no próximo mês de outubro. O lendário guitarrista de Xutos&Pontapés ‘volta’, finalmente, a Timor onde viveu em criança.

Nascido de uma ideia que já tinha discutido com o Zé Pedro, o documentário de Diogo Varela Silva estende-se por mais de 100 minutos sendo uma justa homenagem do realizador e uma viagem íntima à vida e ao mundo de um dos mais carismáticos músicos portugueses, que faleceu em 2017.

Em ‘Zé Pedro Rock ‘n’ Roll’ Diogo Varela Silva faz o retrato do velho amigo e tenta explicar a carreira, o percurso, o porquê da música, da partilha e a vida do homem considerado por muitos a maior figura do rock ‘n’ roll português, combinando inéditos registos fotográficos e imagens de arquivo pessoais e da banda Xutos & Pontapés, com entrevistas a familiares e amigos próximos.

 

Guitarrista fundador de uma das mais aclamadas bandas nacionais de sempre, Zé Pedro foi, seguramente, o grande impulsionador do género musical em Portugal. Um papel que desempenhou também através da divulgação do rock nos papéis de crítico de música, de radialista e de dono do Johnny Guitar, mítico clube lisboeta e sala de concertos onde tantas e tantas bandas deram os seus primeiros passos.

‘Zé Pedro Rock’n’Roll’ tem feito um percurso interessante por alguns festivais internacionais de cinema no Brasil, Croácia ou Estados Unidos, onde foi distinguido com o prémio de mérito em documentário de longa-metragem, nos Accolade Global Films Competition, em La Jolla, na Califórnia, e na Suécia, como finalista do Sweden Film Awards.

‘Quero que quem veja o filme conheça o Zé Pedro que eu conheci. Cada um tem de fazer a sua leitura e perceber qual é o Zé Pedro que lhe diz respeito’.

Diogo Varela Silva

Zé Pedro Rock’n’Roll, o documentário sobre a vida do guitarrista estreia hoje nos cinemasGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
“Desejo Obscuro”, a nova série erótica e misteriosa da Netflix que está a conquistar espetadores

“Desejo Obscuro”, a nova série erótica e misteriosa da Netflix que está a conquistar espetadores

Destiny tem agora um livro de culinária

Destiny tem agora um livro de culinária