, 22.ª edição do Queer Lisboa está a chegar, CA Notícias
in , ,

22.ª edição do Queer Lisboa está a chegar

O Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer realiza-se de 14 a 22 de setembro no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa, com um total de 100 filmes de 32 países.

Queer Lisboa inaugura a sua 22.ª edição na próxima sexta-feira com Diamantino (2018), de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, vencedor do Grande Prémio da 57.ª Semana da Crítica da última edição do Festival de Cannes.

O encerramento do festival é feito com o documentário Bixa Travesty (2018), realizado por Claudia Priscilla e Kiko Goifman e vencedor do prémio de Melhor Documentário do Teddy Award da Berlinale – Festival Internacional de Cinema de Berlim, onde teve a sua estreia mundial em fevereiro.

A competição é composta por várias categorias, onde se destacam a Competição de Longas-Metragens, a Competição de Documentários ou a Competição de Curtas-Metragens, entre outras.

Dos 32 países presentes, os EUA são o mais representado, com 27 filmes, presentes sobretudo no programa “O vírus-cinema: cinema queer e VIH/sida”. Segue-se o Brasil, com uma expressiva presença de 15 filmes; a França com 14 e o Reino Unido com 10 filmes. Um total de 8 filmes compõem a presença portuguesa no Festival.

O Queer Lisboa 22 é financiado pela Câmara Municipal de Lisboa / EGEAC, pelo ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, e um conjunto de outros apoios públicos e privados, de entre os quais a ViiV Healthcare e a Absolut.

Temas como as migrações, drogas, diferentes expressões religiosas, o pós-porno, ou problemáticas específicas ligadas aos indivíduos intersexo, transgéneros, ou as novas realidades virtuais, dominam as competições do Queer Lisboa 22, a par dos temas sempre clássicos da descoberta da sexualidade, do feminismo ou das revisitações de figuras e acontecimentos históricos da cultura queer.

Um dos grandes destaques desta edição do Queer Lisboa é um programa multidisciplinar à volta da temática do VIH/sida, com o título “O vírus-cinema: cinema queer e VIH/sida”, que congrega um ciclo de cinema, uma exposição e o lançamento de um livro de ensaios.

O ciclo a ter lugar na Cinemateca Portuguesa e no Cinema São Jorge pretende dar a conhecer os realizadores do vídeo-ativismo do VIH/sida, colocando estas obras de emergência em diálogo com algumas das longas-metragens mais emblemáticas sobre este tema.

Mais informações e a programação completa pode ser consultada em queerlisboa.pt.

Paralelamente ao festival, um conjunto de Festas vão marcar as datas do Queer Lisboa 22. A propósito da estreia de Diamantino, no dia 14 de setembro, o Titanic Sur Mer recebe a Festa de Abertura, com a presença da equipa do filme, ao som dos Candy Fur e de Ricardo Varela. Na noite seguinte, no sábado dia 15, é a vez de o Estúdio Time Out receber a segunda edição do concurso Miss Drag Lisboa apresentado pela drag queen luso-canadiana Miss Moço. A Festa de Encerramento realiza-se no Titanic Sur Mer, com a festa especial Homodrop: uma das raves queer mais celebradas de Londres.

A propósito da 22.ª edição do Queer Lisboa foi lançado o Spot “Pride Moms”.

, O PREDADOR (The Predator) | Passatempo Cinema: Vencedores da antestreia do filme!, CA Notícias

O PREDADOR (The Predator) | Passatempo Cinema: Vencedores da antestreia do filme!

, Edições limitadas da Nintendo Switch de Pokémon Let’s Go, CA Notícias

Edições limitadas da Nintendo Switch de Pokémon Let’s Go