CA Notícias
Canal Alternativo de Notícias, as últimas notícias do mundo do desporto, da tecnologia e do entretenimento.

SAD e Clube: tréguas à vista?

Numa altura em que tanta “tinta” corre no âmbito da guerra entre SAD e Clube, é emitido um comunicado por parte do Clube Os Belenenses, mostrando uma luz ao fundo do túnel para se dar inicio a uma nova era de tréguas.


“Tendo o Clube de Futebol “Os Belenenses” sido notificado no âmbito do PER da SAD para proceder à votação do Plano de Revitalização, nos termos em que é feita a proposta de pagamento dos créditos comuns, vem a Direcção do Clube comunicar o seguinte:

1. A actual Direcção do CFB sempre pugnou por manter uma relação saudável e profícua entre o Clube e a SAD, que crie a necessária estabilidade para o sucesso desportivo do futebol profissional do Belenenses.

2. A existência de um “Acordo Parassocial” que estabeleça e regule as relações institucionais entre o Clube e a SAD é condição fundamental para a saudável convivência e natural alinhamento estratégico que deverá existir entre as duas entidades. Actualmente, a inexistência dessa ferramenta (em virtude da revogação unilateral por parte da SAD do “Acordo Parassocial” em 5 de Março de 2014) deixa um vazio legal na definição das regras de relacionamento entre o Clube e a SAD.

3. De forma a resolver esta questão relacional herdada do anterior executivo, a actual Direcção do Clube e a Administração da SAD acordaram a criação de uma “Comissão Arbitral”, formada por um elemento indicado pelo Clube e outro indicado pela SAD, mandatada para encontrar uma plataforma de entendimento clara e transparente entre o Clube e a SAD, com especial enfoque na definição do referido “Acordo Parassocial” e nos respectivos termos de relacionamento, bem como num novo Protocolo que regule as relações entre o futebol profissional e o futebol de formação do Belenenses.

4. A Direcção do Clube vem reiterar veementemente a expressa necessidade para o inicio dos trabalhos da referida comissão, sob o risco de agravamento das complexas questões relacionais, económicas e jurídico-legais que existem entre o Clube e a SAD.

5. Não obstante o facto de ainda se ir iniciar formalmente este processo negocial entendemos que o Clube deve procurar sempre posicionar-se para ajudar a solucionar os problemas do Futebol do Belenenses, razão pela qual a Direcção decidiu votar favoravelmente o PER apresentado pela SAD, de forma a permitir a viabilidade da solução encontrada pela sua Administração para a resolução do respectivo passivo.

6. De qualquer forma e como conclusão importa reiterar que esta posição do Clube não invalida a necessidade extrema e urgente de se encontrar o mais rapidamente possível uma solução para a definição das regras de relacionamento entre o Clube e SAD, uma vez que só dessa forma, alinhados e unidos num objectivo comum, o Belenenses pode crescer e evoluir.

Lisboa, 17 de Abril de 2015
A Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses”

Aguardamos, então, que o ambiente pacífico se instale no Restelo.

A união faz a força!

X