in ,

Periferias regressa pela 8.ª vez aos palcos do concelho de Sintra

periferias, Periferias regressa pela 8.ª vez aos palcos do concelho de Sintra

Festival de artes performativas leva artistas de vários países lusófonos a Sintra.

A data de início do Periferias, Festival de Artes Performativas dedicado à lusofonia e aos novos talentos nacionais e internacionais, está este ano marcada para dia 1 de março, prolongando-se até dia 17 do mesmo mês. Esta é a 8ª vez que o evento leva cultura em diversos formatos, proveniente de Portugal e outros países Lusófonos, ao concelho de Sintra.


Concebido e organizado pela Associação Cultural Chão de Oliva, o Periferias compila, no seu programa de dezassete dias, momentos de teatro, música, dança, marionetas, exposições, oficinas, contos, uma feira do livro, entre outros, direcionados a públicos de todas as idades.

Na edição deste ano, o festival arranca com a atuação dos The BLKBRDS & JUKEBOX CREW, projeto que junta os The BLKBRDS, banda com sonoridades electro-pop-funk-disco, a JUKEBOX CREW, uma das mais reconhecidas crews de street-dance nacionais. O grupo, que conta com a participação do ator e dançarino Cifrão, vem agora dos palcos de festivais como Rock in Rio e Meo Sudoeste para Sintra.

“KING KONG”

Também o resultado da terceira residência artística da nova criação da Companhia de Teatro de Sintra será integrado na programação do Festival. O projeto “Próximo” é de cariz documental e retrata diferentes realidades sociais do Concelho de Sintra. Outros artistas de Setúbal, Caldas da Rainha, Lisboa, Montemor-o-Novo, Porto, Águeda, Santa Maria da Feira, e, de além-fronteiras, Cabo Verde, Guiné, Moçambique, Brasil e Angola irão igualmente encontrar-se no Periferias.

Os espetáculos

Os espetáculos dividem-se por diversos locais de Sintra, como é o caso do MU.SA, Escolas do Concelho de Sintra, Espaço Periferias, Quinta da Ribafria, Centro Cultural Olga Cadaval e Casa de Teatro de Sintra. Pela primeira vez, o Periferias irá ainda decorrer em palcos de freguesias circundantes, entre os quais o Auditório da Junta de Freguesia de Casal de Cambra, Auditório da Igreja de Rio de Mouro, Casa da Juventude da Tapada das Mercês. Haverá ainda animações pelas ruas e comboios da zona.

O Periferias foi criado em 2011 pela associação de difusão cultural Chão de Oliva e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra. Devido ao contexto económico de crise financeira, a primeira edição do festival surgiu como uma forma do Chão de Oliva inovar a sua oferta, através da valorização da criatividade e da aposta na cultura junto de diversos tipos de público.

O preço dos bilhetes dos diversos eventos do Periferias, que decorre entre 1 a 17 de março, é de 7,50€, existindo vários descontos disponíveis para grupos, jovens, entre outros. Alguns dos momentos do programa contam com entrada livre.

, Khruangbin confirmados no cartaz do Vodafone Paredes de Coura 2019

Khruangbin confirmados no cartaz do Vodafone Paredes de Coura 2019

, ‘Piaf! The Show’ pela primeira vez em Portugal

‘Piaf! The Show’ pela primeira vez em Portugal