in

Opinião: O Belenenses e o associativismo

CA Notícias | Entretenimento, desporto, tecnologia e lifestyle

Acabados de festejar 98 Anos, somos uma referencia ao Nível Nacional, somos o Quarto Grande Clube Português mesmo que as vezes isso ande esbatido tímido aos olhos do Pais desportivo e até aos nossos próprios olhos. Um Clube que enfrentou muitos desafios para nascer e sobreviver e que hoje enfrenta um dos maiores desafios da sua vida.

O Desafio, o maior da nossa vida como associados, o de nos prepararmos para a democracia com o Futebol nas nossas mãos, pessoalmente sou um critico da gestão desta SAD principalmente devido ao total virar de costas aos associados, num modelo que os distancia e que não os aproveita nem cativa, um modelo que serve apenas e só para enriquecer quem gere, sem se reflectir em reinvestimento efectivo que fortaleça o Futebol nas suas diversas vertentes, um Clube sem sócios não é clube e quem achar o contrario está completamente enganado.

Mas, e mais importante que tudo é preciso hoje fazer uma introspecção e aprender com os erros do passado, sim aprender com os erros que nos levaram até este momento, para que não se voltem a repetir, os Belenenses não podem voltar a ter “Belenenses” que destruam o seu proprio Belenenses, não podemos ter gente que se serve, mas que não serve o Belenenses e a sua Grandeza.

Mas existe por detrás disto tudo um culpado maior, sim, fomos nós, associados.

Fomos nós que permitimos que tudo chegasse a este ponto, com a nossa maioritária e profunda indiferença, eleições sem oposição, assembleias onde tudo se discutia e onde poucos passavam cartão e um clube a ser mal tratado, a ser gerido de uma forma profundamente amadora e que lesou e de que forma os interesses do Belenenses, temos o dever de ir votar quando existem eleições, mas temos a Obrigação de estar presentes em todas as Assembleias por mais enfadonhas que sejam, onde devemos Sempre pedir transparência e clarividência a quem nos dirige.

Mas, está no nosso ADN fazer diferente, os nossos genes fundadores são de pessoas que não desistiam que diziam presente, o dever, a responsabilidade de um sócio do Belenenses não é igual a outro qualquer sócio de outro clube qualquer, é muito, mas Muito Maior.

É Fundamental se todos Amamos o Belenenses de perguntar o que posso dar eu ao meu clube, o que posso fazer eu a mais para o ajudar directamente.

Pessoalmente vou-me orgulhando com iniciativas pontuais que os associados vão tendo, na sombra mas contribuindo, é preciso aproveitar este espírito e incentivar iniciativas a serem realizadas, o de contribuir não para a Direcção deste ou daquele, mas sim para lá de direcções, para o Belenenses, seja qual for a direcção, e isto, caros associados tem de existir hoje, amanha, depois de amanha, no nosso Futuro e no Futuro que queremos dar ás gerações Futuras de Belenenses.

Os sócios Fundadores não desistiram da ideia de fazer este clube, contra tudo e contra todos, mesmo quando os rivais nos deram um mês de vida, os sócios do Belenenses não desistiram de construir o seu Estádio com as suas próprias mãos, perante Enormes dificuldades, não os sócios do Belenenses não desistiam.

Chega de apontar dedos, mais do que ficar atrás de um teclado está na altura dos Belenenses se unirem verdadeiramente acima de Egos acima de Novelas acima de Tudo, pelo Belenenses.

Tenho visto e aprendido que existem verdadeiros Herois no Belenenses que ao contrario de outros não recebem milhares de euros, recebem Zero, mas dão tudo o que podem e não podem para assegurar a viabilidade de muitas modalidades e do clube verdadeiramente ecletico que somos, trabalham na sombra dão tudo o que podem e o que não podem dentro de condições tremendamente dificeis.

Não teclam, Batalham! São poucos, precisamos de Todos de Todos Nós, em exemplos e acções efectivas que ajudem o clube que o projectem.

Se este clube se quer refundar tem que se refundar nas atitudes, na contribuição de todos por mais pequena que ela seja direccionada para o Belenenses, direccionadas em olhar para o Futuro com olhos de ver, olhar para as gerações que ai vem, pensar como Fazer Belenenses e como Criar mais Belenenses e Novos Belenenses.

Para mim o Belenenses tem nos sócios a sua Solução e não o Problema, são eles a sua maior arma, são eles a sua maior mais valia, mas temos de Todos de dizer Presente e contribuirmos Todos para um Futuro atento Rigoroso e Muito Risonho.

Se continuarmos pasmados, inertes como já tivemos durante tanto tempo, quem perde é o Belenenses.

Vamos Acordar o Gigante Adormecido com as nossas proprias mãos.

Os Socios é que fizeram o melhor Clube das Nossas Vidas.

BELENENSES SEMPRE

NDR: Escrevem os leitores, é um espaço na CA Notícias que permite aos nossos leitores expressar a sua opinião. Caso também o pretenda fazer poderá fazê-lo aqui.

Passageiros, estreia hoje no TVCine 1 às 21h30

Passageiros, estreia hoje no TVCine 1 às 21h30

Stifled chega ao PlayStation®VR no dia 31 de outubro

Stifled chega ao PlayStation®VR no dia 31 de outubro