Mais de 1,5 milhão de declarações de IRS já foram entregues em Portugal, desde o início da campanha em 1º de abril, que se estenderá até o final de junho. Os primeiros reembolsos devem ser pagos até meados de abril.
A campanha de entrega da declaração de IRS já decorre há dez dias e, segundo dados do Portal das Finanças, já foram submetidas mais de um milhão e meio de declarações. Este número representa um aumento significativo em relação ao primeiro dia da campanha, em que foram entregues 418.200 declarações, sendo que 54% foram submetidas via IRS Automático.Este ano, ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, não houve alterações em relação ao tipo de contribuintes abrangido pelo IRS automático.
Os primeiros reembolsos devem começar a ser pagos ainda durante a primeira quinzena de abril. Em 2022, os reembolsos do IRS ascenderam a 3.523,5 milhões de euros, mais 683,5 milhões de euros do que no ano anterior.
A campanha de entrega da declaração de IRS irá prolongar-se até ao final de junho, independentemente da categoria de rendimentos.