in

Lito Vidigal comanda Belenenses ao melhor arranque de sempre

, Lito Vidigal comanda Belenenses ao melhor arranque de sempre

A pré-época do Belenenses esteve longe de ser perfeita, com Lito Vidigal a reclamar por reforços que pretendia e que não chegavam ao Restelo. No entanto, apesar desse contratempo, o treinador que na época passada garantiu a permanência do clube histórico no principal escalão do futebol português não virou a cara à luta e com o plantel à disposição arrancou para um início de época histórico, o melhor de sempre na Primeira Liga.

Melhores arranques do Belenenses na Liga
ÉpocaPontosTreinador
2014/201520Lito Vidigal
2000/200119Marinho Peres
2002/200317Marinho Peres
1995/199617João Alves

Com o triunfo sobre o Moreirense na última jornada, o Belenenses de Lito Vidigal chegou aos 20 pontos em dez jornadas e ultrapassou aquele que era o melhor arranque de sempre até então, protagonizado por Marinho Peres em 2000/2001, com 19 pontos em igual número de rondas.


Os 20 pontos frutos de seis vitórias, dois empates e duas derrotas nas dez jornadas já disputadas fazem do Belenenses uma das equipas sensação do campeonato. Os azuis do Restelo estão na quarta posição a 5 pontos do líder Benfica, a 3 do vice-líder Vitória de Guimarães e a 2 do FC Porto, terceiro classificado.

Por isso, o arranque do Belenenses é histórico e numa altura em que se fala no facto das equipas portuguesas terem muitos jogadores estrangeiros nos respetivos plantéis, não deixa de ser curioso que 81,5 por centodos que estão à disposição de Lito Vidigal sejam de nacionalidade portuguesa. Só o Penafiel tem uma percentagem maior (88 por cento), embora o número de futebolistas seja o mesmo (22).

Porém, a restante percentagem do plantel do Belenenses é maioritariamente composta por jogadores oriundos de países em que a língua portuguesa é a oficial (Brasil, Angola e Cabo Verde). A exceção é o inglês Matt Jones, embora o guarda-redes já fale português fluente, uma vez que atua no futebol luso desde 2009/2010.

 LITO VIDIGAL
José Carlos Fernandes Vidigal
 Angola
1969-07-11 (45 anos)
, Ribeiro e Cavadas vão assinar contrato

Ribeiro e Cavadas vão assinar contrato

, Três reforços para Lito Vidigal

Três reforços para Lito Vidigal