in ,

Já é conhecido o programa da Feira do Livro do Porto

CA Notícias | Entretenimento, desporto, tecnologia e lifestyle

A Feira do Livro do Porto começa já esta semana, no dia 1 de Setembro e termina no dia 17 de Setembro e é um dos eventos culturais mais importantes do ano, cuja inspiração será a escritora Sophia de Mello Breyner Andrersen.

A homenagem à poeta portuguesa vai incluir debates e sessões de “spoken word” comissariados por José Agualusa e Anabela Mota Ribeiro, um ciclo de cinema e ainda uma exposição de arte contemporânea. Cruzam-se assim várias expressões de cultura e escrita. Um dos momentos altos desta edição da Feira do Livro é a colocação de uma placa que irá atribuir a Sophia de Mello uma das icónicas tílias do espaço.

Nos Jardins do Palácio de Cristal, vamos ter os habituais lançamentos e apresentações de livros, assim como encontros com escritores, conversas com convidados nacionais e internacionais, teatro, filmes, música e ainda exposições. Há uma vasta oferta educativa e de animação, naquela que é o maior evento literário da cidade do Porto.

Na Galeria Municipal do Porto, que está localizada nos Jardins do Palácio de Cristal, será inaugurada a exposição de arte contemporânea “Quatro Elementos” que faz ligação ao universo literário de Sophia de Mello. Outra exposição é “O Anjo de Timor e Outras Histórias – ilustrações de Sophia” de Graça Morais e Júlio Resende.

O Programa Cultural, vai-se desenrolar na Biblioteca Municipal Almeida Garrett e no seu respectivo auditório, onde decorrerão um conjunto de oito debates já programados pelo escritor luso-angolano, José Eduardo Agualusa, para estimular um porto de ideias e para ser um ponto de encontro entre escritores e pensadores de relevância, promovendo o papel da literatura como catalizador de reflexão para o futuro.

Por outro lado, a jornalista e escritora Anabela Mota Ribeiro será a responsável pelas sessões de spoken word, que serão quatro e e as lições que serão seis, partindo da escritora e artista plástica Ana Hatherly para explorar os vários alcances da palavra e evocando depois vários nomes, como Clarice Lispector, Saramago, Tarkovski, Carlos Drummond de Andrade, David Mourão-Ferreira e obviamente, Sophia.

As sessões de cinema têm uma programação da Medeia Filmes. Já o programa educativo terá oficinas para adultos e crianças, Bebeteca, Hora do Conto, Dança, jogos e outras actividades.
Podem ver mais informações sobre o plano completo desta edição da Feira do Livro aqui:

CA Notícias | Entretenimento, desporto, tecnologia e lifestyle

Morreu o realizador de “Massacre no Texas”, Tobe Hooper

CA Notícias | Entretenimento, desporto, tecnologia e lifestyle

Belenenses estreia-se com derrota em sub-15