in

Gil Vicente vai voltar à Primeira Liga

Gil Vicente, Caso Mateus, Primeira Liga, Belenenses, Gil Vicente vai voltar à Primeira Liga

Dez anos se passaram desde o famoso “Caso Mateus” que por utilização irregular do jogador Mateus, o Gil Vicente desceu à Segunda Liga e o Belenenses conseguiu assim manter-se na Primeira Divisão na época 2005-2006.

E após tantos anos, o Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa deu razão ao clube do Minho, uma vez que considerou nulo o acórdão de Agosto de 2006 do Conselho de Justiça da FPF, que levou à descida do Gil Vicente e à manutenção do Belenenses.

Para quem não se lembra da génese do caso, fica aqui um breve resumo:

“A 11 de Janeiro de 2006, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) recusaram a inscrição do jogador Mateus no Gil Vicente. Mateus tinha jogado como jogador profissional no Felgueiras, mas tinha passado para a condição de amador ao ser transferido para o Lixa. De acordo com os regulamentos da FPF, “o jogador que tenha mudado da classe profissional para amador, terá de permanecer pelo menos uma época como amador”. Como Mateus tinha optado pelo estatuto de amador há menos de um ano, não podia ser inscrito pelo Gil Vicente.

O Gil Vicente e Mateus recorreram para os tribunais comuns, argumentando que o contrato que Mateus tinha com o Lixa era ilegal, pois era um contrato como “contínuo” daquele clube, e não um contrato desportivo. O Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto intimou a Liga a aceitar a inscrição do jogador. Mateus acabaria por efectuar apenas quatro jogos na segunda metade da época. O Gil Vicente era da opinião que o recurso sobre a inscrição do angolano não era uma matéria puramente desportiva, mas laboral. Por isso, considerava legítimo o recurso a tribunais civis.”

O Belenenses apresentou uma queixa pelo facto do Gil Vicente ter recorrido a tribunais civis na sequência do inscrição de Mateus, que foi depois votada a favor em 1 Agosto de 2006 pela Comissão Disciplinar da Liga, levando assim à descida dos gilistas.

, Marco Reus fora dos convocados da Alemanha para o Euro

Marco Reus fora dos convocados da Alemanha para o Euro

, Quais as consequências da vitória do Gil Vicente?

Quais as consequências da vitória do Gil Vicente?