Depois de Retornos, Exílios e Alguns que Ficaram, no Palácio Sinel de Cordes, o Teatro do Vestido apresenta Filhos do Retorno. Com direção de Joana Craveiro, o espetáculo apresenta-se entre 21 de Junho e 1 de Julho na Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II.
Funcionando como um espelho invertido de Retornos, Exílios e Alguns que Ficaram, apresentado, no início de Junho, no Palácio Sinel de Cordes, Filhos do Retorno procura perceber como é que as memórias que são transmitidas pela geração retratada nesse outro espetáculo, são assimiladas ou questionadas pelos seus descendentes.
https://canoticias.pt/retornos-exilios-e-alguns-que-ficaram-revive-memorias-da-descolonizacao/
Como é que estas gerações que não viveram esses acontecimentos diretamente se relacionam com as memórias dos pais? A nostalgia passa de pais para filhos, ou as memórias são guardadas em baús sem chave, que ninguém quer abrir? Como é a relação da geração dos filhos com o processo de descolonização e com o 25 de Abril? E qual a ideia que ficou sobre estes lugares longínquos, estas colónias que “eram Portugal”, nestas famílias?
Filhos do Retorno surge de um processo criativo que invoca as memórias e recordações dos cinco atores participantes e das suas famílias. Joana Craveiro, recordando o processo de trabalho criativo com cerca de 2 anos, refere o desafio que representa uma criação baseada nas descobertas pessoais dos próprios atores. Cláudia Andrade, Daniel Moutinho, Lavínia Moreira, Marina Albuquerque e Rafael Rodrigues são os atores e personagens desta (também sua) história.
A sessão de dia 24 de Junho (domingo) terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa e, após esta, será lançado o livro Teatro do Vestido: um dicionário, uma obra com coordenação de José Alberto Ferreira e Tânia Guerreiro, para a qual 21 pessoas de diferentes áreas foram convidadas a escrever sobre um determinado tema-palavra-questão no universo temático e dramatúrgico do Teatro do Vestido.
Ficha Técnica e Artística
Texto, Direção e cocriação Joana Craveiro
Cocriação e Interpretação Cláudia Andrade, Daniel Moutinho, Lavínia Moreira, Marina Albuquerque e Rafael Rodrigues
Colaboração criativa Rosinda Costa e Tânia Guerreiro
Iluminação João Cachulo
Produção executiva Cláudia Teixeira
Estagiária de produção Mafalda Rôla
Estagiários ESAD Joana Silva, João Ferreira e Vera Bibi
Produção Teatro do Vestido
Coprodução Teatro Municipal do Porto – Rivoli, TNDM II e Teatro Viriato
Apoio Citemor – Festival de Montemor-o-Velho e Largo Residências
21 Junho a 1 Julho
4.ª feira, 19h30
5.ª feira a sábado, 21h30
domingo, 16h30
https://canoticias.pt/agenda-cultural-18-24-de-junho/