in ,

“Retornos, exílios e alguns que ficaram” revive memórias da descolonização

CA Notícias | Entretenimento, desporto, tecnologia e lifestyle

Estreia esta 5.ª feira no Palácio Sinel de Cordes, em Lisboa, o espetáculo Retornos, exílios e alguns que ficaram. Criado pelo Teatro do Vestido e dirigido por Joana Craveiro, o espetáculo foi criado a partir de testemunhos de pessoas que viveram a descolonização e o regresso a Portugal após o 25 de Abril de 1974.

Retornos, exílios e alguns que ficaram estreou em 2014, em Viseu, onde decorreu a maior parte da pesquisa para o projeto. Agora, como acolhimento do Teatro Nacional D. Maria II, estará em cena em Lisboa, contado com quatro sessões entre os dias 7 e 10 de Junho.

O espetáculo foi criado a partir dos testemunhos de quem viveu a descolonização e o regresso a Portugal. São memórias que se revelam muitas delas marcadas pelo trauma do regresso, do retorno, ou da chegada a uma terra para eles estrangeira, como era a metrópole de então. Joana Craveiro (direcção, texto e espaço cénico) salienta a importância da recolha de testemunhos diversificados de forma a evidenciar as várias realidades vividas durante o processo de descolonização das ex-colónias portuguesas.

Com interpretação de André Amálio, Inês Rosado, Isabelle Coelho, Joana Craveiro, Rosinda Costa e Tânia Guerreiro, Retornos, exílios e alguns que ficaram estará em exibição no Palácio Sinel de Cordes (Campo de Santa Clara) de 7 a 10 de Junho, às 21h.

A partir do próximo dia 21 de junho, na Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II será apresentado o espetáculo Filhos do retorno. Uma criação também do Teatro do Vestido e sob a direção de Joana Craveiro que, na sequência de Retornos, exílios e alguns que ficaram, reflete sobre a forma como as memórias da descolonização são transmitidas às gerações subsequentes: Como é que estas gerações que não viveram esses acontecimentos diretamente se relacionam com as memórias dos pais? Como é a relação da geração dos filhos com o processo de descolonização e com o 25 de Abril?

Ficha Técnica e Artística
Direcção, Texto e Espaço Cénico Joana Craveiro
Interpretação André Amálio, Inês Rosado, Isabelle Coelho, Joana Craveiro, Rosinda Costa e Tânia Guerreiro
Desenho de luz Cristóvão Cunha
Produção executiva Cláudia Teixeira
Estagiária de Produção Mafalda Rôla
Estagiários ESAD Joana Silva, João Ferreira e Vera Bibi
Coprodução Teatro do Vestido e Teatro Viriato

Queen + Adam Lambert em Lisboa – Antevisão do Concerto (Previsão da Setlist)

Queen + Adam Lambert em Lisboa – Antevisão do Concerto (Previsão da Setlist)

festival f

Festival F anima o Algarve com Salvador Sobral, D.A.M.A., Diogo Piçarra e muito mais