in , , ,

Crítica Cinema – “Guernsey – A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata” (The Guernsey Literary and Potato Peel Pie Society)

Crítica Cinema – “Guernsey – A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata” (The Guernsey Literary and Potato Peel Pie Society)

“Guernsey – A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata” é um filme de Mike Newell baseado no livro de Mary Ann Shaffer e Annie Barrows.

Com Lily James no papel da protagonista Juliet Ashton, o filme acompanha uma escritora que começa a corresponder-se com um habitante da ilha de Guernsey que tinha encontrado um livro com o seu nome escrito. Depois de várias cartas, Juliet decide partir para Guernsey, com o objetivo de conhecer o seu correspondente e também uma sociedade da qual ele faz parte: a Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata.

Tendo em conta que a trama se passa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial, o filme tem algumas cenas relativas a esse momento. Na verdade, foram as práticas que eram cometidas durante a Guerra que levaram à criação da tal Sociedade Literária.

Talvez as cenas mais interessantes do filme (que por vezes chegam até a ser um pouco cómicas) estejam mesmo relacionadas com a formação deste grupo e são mostradas através de flashbacks, assim como momentos verdadeiramente importantes que nos levam a perceber algumas atitudes das personagens.

Relativamente às personagens, podemos dizer que todas elas são capazes de nos conquistar logo a partir do primeiro momento em que aparecem. Quase sentimos um desejo de fazer parte daquela sociedade, tal é o carinho com que todos conversam. Em grande parte, isto deve-se ao grande elenco do filme e às grandes interpretações aqui feitas.

Esta é uma história de amor e de amizade, mas também uma história que vai conquistar os amantes da Literatura, tal é a maneira delicada e simples como nos apresenta o gosto pelos livros.

Quem não leu a obra de Mary Ann Shaffer e Annie Barrows à partida não sabe o que esperar de um filme com um nome tão longo, mas para além do nome que nos suscita a curiosidade, o próprio filme é capaz de nos deixar bastante curiosos do início ao fim.

Crítica Cinema – “Guernsey – A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata” (The Guernsey Literary and Potato Peel Pie Society)Google Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Google Assistant recebe novas vozes

Google Assistant recebe novas vozes

Lançamento do Livro «Não respire», de Pedro Rolo Duarte

Lançamento do Livro «Não respire», de Pedro Rolo Duarte