Será hoje o arranque da 50ª edição do Festival da Canção, que irá descobrir o sucessor de Salvador Sobral. A semifinal de hoje irá apresentar o primeiro lote de canções que poderão representar Portugal na final da Festival da Eurovisão, que este ano se realiza em Lisboa.
A edição deste ano conta com várias alterações no seu formato, depois da grande reformulação da edição anterior. Desde logo, as candidaturas foram abertas a profissionais e anónimos, com dois concursos na Antena 1. Abriu-se também a possibilidade do vencedor da edição anterior voltar a concorrer ou convidar um compositor. O número de participantes aumentou de 16 para 26, sendo que que cada semifinal passa a ter 13 músicas.
Foram desafiados pela RTP 22 compositores a escreverem uma canção original inédita e a convidarem interpretes. Do concurso da Antena 1 somam-se mais dois autores e outro autor escolhido pelo júri do programa “Master Class”. Para finalizar o lote das 26 canções, Savador Sobral por ter vencido o Festival da Canção do ano passado pode convidar o artista Janeiro.
A semifinal irá decorrer nos estúdios da RTP, a partir das 21h15
Poderá ouvir agora os excertos de 45 segundos das músicas a concorrer nesta primeira semifinal.