in

Comunicado da Lista A – Campo das Salésias

, Comunicado da Lista A – Campo das Salésias

É com muito orgulho e com muita emoção que anunciamos o regresso do Belenenses ao mítico Campo das Salésias, que incorpora os nosso valores, a nossa identidade e a nossa mística, onde o Clube cresceu, onde se fez grande.


O regresso do Belenenses ao Campo das Salésias e às suas origens, designadamente a sua efectiva entrega para que o Belenenses o possa utilizar como campo desportivo, deixou de ser um sonho.
O Campo das Salésias foi o primeiro estádio relvado e com bancadas em Portugal, tendo sido palco de cinco finais da Taça de Portugal entre 1938 e 1945.

Trata-se de um local que se reveste de grande simbolismo, não só para todos os belenenses mas também para todos os desportistas da cidade de Lisboa, e em particular para os das freguesias da Ajuda e de Belém.

Actualmente, o histórico Campo das Salésias encontra-se em estado de abandono e de degradação, não aproveitando a ninguém a sua eventual utilização.

Do antigo Campo, apenas se podem vislumbrar as balizas de origem, que estão em mau estado, e uma placa evocativa com os seguintes dizeres: “C.F. Os Belenenses – Estádio das Salésias – 1º campo relvado de Portugal”, embora não se encontre afixada.

De resto, todo o espaço do Campo se encontra numa situação que não permite a sua utilização para qualquer fim.

Sabíamos que existia a possibilidade do Belenenses regressar às Salésias, e desde que o percebemos não descansámos até conseguir garantir este momento emblemático na vida do nosso Clube.

Entregámos todo o nosso esforço para que o Belenenses possa agora voltar às Salésias, mas entendemos que as Salésias não são da Lista A: as Salésias são de todos os Belenenses. Estão acima de qualquer candidatura. É algo que nos deve unir a todos e não separar.

O Campo das Salésias será entregue ao Clube de Futebol “Os Belenenses” por via de um Contrato acordado entre três entidades: A ESTAMO, o Clube de Futebol “Os Belenenses” e a Junta de Freguesia da Ajuda.

Queremos, nesta hora, deixar um profundo agradecimento ao Conselho de Administração da ESTAMO, sociedade proprietária do Campo das Salésias, personalizando esse agradecimento na pessoa do seu Presidente, Exmo. Sr. Dr. Francisco Cal, homem de enorme verticalidade e carácter a quem o Belenenses estará sempre grato.

O Campo das Salésias será entregue ao Belenenses, que poderá livremente utilizá-lo para o seu fim, que é a actividade desportiva, de acordo com o plano de pormenor.

O Belenenses, em parceria com a Junta de Freguesia da Ajuda, compromete-se a:

1 – Fazer a limpeza e a desmatação imediata de todo o terreno;
2 – Colocar uma vedação de protecção em todo o perímetro do campo;
3 – Assegurar a manutenção do espaço e das zonas verdes envolventes;
4 – Colocar um relvado e duas balizas novas;

Porque não podemos perder esta oportunidade, tudo faremos para honrar este compromisso.

Notas Finais:

– O terreno continua a ser propriedade da ESTAMO;
– O Belenenses não pagará qualquer renda;

Este era o grande objectivo que tínhamos para esta campanha: poder fazer regressar o Belenenses às Salésias.

O objectivo está cumprido.

“Hoje como antigamente nada temos que temer.
Belenenses para a frente
Com a certeza de vencer.”

Viva o Belenenses!

, SAD no léxico das eleições. Normalizar e recomprar, prometem os candidatos

SAD no léxico das eleições. Normalizar e recomprar, prometem os candidatos

, «Não vai haver poupanças» – Lito Vidigal

«Não vai haver poupanças» – Lito Vidigal