Autora, encenadora e realizadora brasileira, Christiane Jatahy é a Artista na Cidade de 2018. Reconhecida como uma das mais relevantes artistas do teatro contemporâneo, tem apresentado o seu trabalho nos mais importantes teatros e festivais europeus e mundiais.
A obra de Christiane Jatahy, que o público lisboeta tem descoberto nos últimos anos, habita uma zona fronteiriça entre o teatro e o cinema, entre as grandes narrativas e os episódios do quotidiano, entre o espaço teatral e a rua. Nesse território fértil e difícil de classificar, a artista propõe olhares alternativos que se apresentam como novas possibilidades estéticas e políticas para a compreensão do mundo, do outro e de nós próprios. Durante o ano de 2018, a Bienal Artista na Cidade desafia os lisboetas para uma viagem por esse país feito de múltiplas fronteiras que é o teatro de Christiane Jatahy.
E SE ELAS FOSSEM PARA MOSCOU? , de Christiane Jatahy. Baseado no texto As Três Irmãs, de Anton Tchekhov:
No âmbito do Alkantara Festival 2018, Christiane Jatahy apresenta Ítaca – Nossa Odisseia I, (7 e 8 de junho, às 21h) e participa numa conversa (8 de junho, às 23h30), ambos no no São Luiz Teatro Municipal.
Christiane Jatahy é artista internacional associada de LE CENTQUATRE (Paris), Odéon Théâtre de l’Europe e Théâtre National Wallonie-Bruxelles.
A Bienal Artista na Cidade 2018 é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa através da EGEAC e tem como parceiros o Alkantara Festival, Centro de Estudos de Teatro (Faculdade de Letras da Universidade de Lisnoa), Cinema Ideal, Cinema São Joge, Cinemateca Portuguesa, Escola Superior de Teatro e Cinema, Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva, Museu de Lisboa, São Luiz Teatro Municipal, Teatro Nacional D. Maria II e o festival Temps D’Images.
A programação completa pode ser consultada em www.artistanacidade.com