Presidente António Soares inaugurou ontem de manhã oficialmente a Escola de Futebol “os Belenenses” – Lisboa Centro, situada no Campo do Operário Futebol Clube.
O Belenenses em duas épocas abre 7 escolas de futebol fora do complexo desportivo do Restelo. É um projecto para continuar?
Trata-se de um projecto de grande sucesso que começa a ganhar uma dinâmica notável para quem partiu quase do zero e com um atraso considerável face a outros clubes. Temos previsto continuar a engrandecer a base da pirâmide do futebol formação e já temos bastantes parceiros interessados em abrir mais escolas futebol Belenenses, fora da grande Lisboa, o que nos permitirá alcançar a dimensão nacional que temos em adeptos e sócios.
E fora do país está prevista alguma parceria?
Sim, temos contactos muito avançados em Angola, Estados Unidos, Canadá e Moçambique onde o Belenenses tem grandes tradições.
Trata-se de um projecto desportivo ou financeiro?
Claramente um verdadeiro projecto desportivo enquadrado num outro mais alargado que envolve toda a formação de futebol.
Mas o Belenenses ganha dinheiro com estas Escolas?
Ganha prestígio, ganha dimensão, ganha uma base muito alargada de recrutamento e fica com uma fonte de receitas que servem para oferecer melhores condições às equipas de competição do Clube dos 8 aos 18 anos. Tudo é pensado numa lógica de aumentar a capacidade competitiva das nossas equipas, ter os melhores atletas e cada vez mais vitórias.
Como estão as equipas de competição da formação do Belenenses?
Conseguida a estabilização financeira do Clube, começámos na época passada a realizar todo um trabalho de fundo que começa a dar frutos. Conseguimos nos sub-14 ganhar três campeonatos em Lisboa, vencer torneios nacionais e internacionais de prestígio e alcançar vitórias contra as outras equipas grandes nacionais e contra alguns colossos da formação internacional como o Liverpool, Valência, Betis ou Deportivo da Corunha. Este ano estamos já a mostrar mais qualidade e mais valor nos Juniores, juvenis e iniciados. Contamos com grandes talentos que chegarão ao topo com certeza. O caminho está traçado, há que continuar a trilhá-lo.