in , ,

Astro’s Playroom (Playstation 5) | Análise Gaming

PS_ASTRO 4

Astro’s Playroom é o jogo que vem instalado em todas as consolas Playstation 5 e é uma experiência nostálgica e inovadora em simultâneo. Conheça a nossa opinião sobre este jogo.

Vou assumir: Astro’s Playroom é já um dos meus títulos preferidos deste ano. Porquê? Porque sendo um jogador de Playstation desde os meus 3 anos é me muito fácil identificar e embeiçar por todas as referências que a ASOBI Team nos apresenta ao longo das cerca de 2, 3 horas que a campanha demora até ser completada. Mas se o jogo vivesse apenas das suas referências nostálgicas, ele não teria tido um impacto tão grande em mim. A verdade é que Astro’s Playroom é um jogo que nos mostra tudo o que de mais marcante aconteceu na história da marca Playstation nos últimos 25 anos, enquanto olha e nos apresenta o futuro que nos espera na nova Playstation 5 nos próximos anos. E sendo eu um grande fã de plataformas, fui surpreendido em diversas sequências devido à forma como a ASOBI Team utiliza as características do DualSense.

Astro’s Playroom é o jogo ideal para mostrar ao jogador que acabou de comprar uma Playstation 5 quais são as potencialidades da consola, e sobretudo, do DualSense. Astro’s Playroom vem já instalado nas consolas, e consegue ser o equivalente do Wii Sports na Wii, ou seja, o jogo que funciona como tech demo do hardware mas que também consegue ser por si só uma boa fonte de entretenimento para algumas horas.

PS_ASTRO 2

Em Astro’s Playroom controlamos Astrobot, o pequeno robot que teve o seu grande destaque no exclusivo Playstation VR, Astro Bot Rescue Mission. Astro’s Playroom é um jogo de plataformas que pretende mostrar todas as capacidades da consola, tal como do DualSense, enquanto coleccionamos e encontramos relíquias nostálgicas que marcaram as diferentes gerações Playstation.

Tal como já referimos no passado na nossa antevisão ao jogo, quando tivemos a possibilidade de completar um nível (Cooling Springs) dos quatro iniciais que temos à disposição, Astro’s Playroom destaca todas as novas funcionalidades do DualSense, como por exemplo os gatilhos adaptativos, que oferecem possibilidades ilimitadas, caso seja bem aproveitado pelos developers no futuro. Para dar um exemplo, o Astro consegue ter acesso a um arco e flechas, e no simples movimento de disparo das flechas conseguimos sentir uma maior tensão da que estamos habituados nos gatilhos. Isto oferece a possibilidade de termos armas diferentes num shooter em que para conseguirmos disparar necessitamos de fazer uma diferente pressão no botão, dependendo da arma que temos em posse. Ou por exemplo, num jogo de desporto, termos de fazer muito mais pressão nos gatilhos quando os jogadores estão mais cansados.

Aliado a esta mudança que aumenta a imersão no jogo, temos também o feedback háptico que oferece diferentes sensações. Agora a vibração do comando não é vibração apenas e só, é muito mais subtil e mais customizável, pois depende do que acontece no jogo. Se estivermos no gelo, a vibração é diferente, do que se tivermos na areia. E se isto não fosse o suficiente para dar uma experiência imersiva diferente ao jogador, eis que entram em campo as colunas do DualSense que ao contrário das do DualShock 4, irão certamente ser bem mais usadas, pois são de melhor qualidade e são parte integral nesta experiência.

PS_ASTRO 1

Sem estragar a experiência dos futuros jogadores, poderei dizer que o jogo oferece pérolas visuais que nos relembram de grandes séries que marcaram a Playstation como Metal Gear Solid, Ratchet & Clank ou até mesmo Devil May Cry, enquanto tentamos completar os níveis que nos são apresentados.

Astro’s Playroom tem sequências de plataformas inventivas, para usar ao máximo as capacidades do comando, mas que não deixam de ser simples de serem completadas. Esse é aliás o maior problema do jogo. Astro’s Playroom cumpre com perfeição a tarefa de realçar as características do DualSense, da Playstation 5 e relembrar-nos do passado, mas podia ser algo mais. O Astrobot é uma personagem muito engraçada, tal como os restantes Bots, e a Sony podia ter aqui uma killer app mais duradoura. Demorei pouco mais de 2 horas a completar a campanha do jogo e fiquei a sentir que queria bastante mais, devido à qualidade dessas duas horas. É verdade que o jogo tem mais longevidade para quem quiser completar tudo a 100% e conseguir a sempre desejada platina, mas acredito que a ASOBI ainda nos poderia surpreender mais com um jogo mais longo. Esperamos (e acreditamos)  que iremos ver novas aventuras do Astrobot em breve.

PS_ASTRO 5

Finalizando, até poderão achar tonto uma pessoa emocionar-se com um jogo ou com as referências que o mesmo apresenta, mas a verdade é que Astro’s Playroom acaba quase involuntariamente por ser um espelho que nos leva a perceber como a vida anda depressa e como ainda temos muitas formas de sermos surpreendidos. Se há 22 anos éramos confrontados com Metal Gear Solid, como a maior experiência cinematográfica nos videojogos, agora vemos Uncharted a ser adaptado ao grande ecrã. Se 21 anos antes conhecíamos uma nova forma de controlar um jogo através da utilização dos analógicos em Ape Escape, agora temos Sackboy: A Big Adventure a usar a vibração háptica para sentirmos tudo o que se passa naquele mundo. E poderei continuar a fazer estas comparações quase indefinidamente, isto porque Astro’s Playroom nos mostra referências visuais dos jogos e acessórios que marcaram a Playstation como marca e nos fazem pensar neles, como também fazem pensar na nossa própria evolução e crescimento como pessoas. Ao longo destes anos, vimos personagens a crescerem como Kratos, Ellie, Joel ou Drake, mas nós, os jogadores, também.

Astro’s Playroom, inocentemente ou não, fez-me sentir esse ponto doce de nostalgia enquanto me arrebatava com as suas boas sequências de plataformas, alicerçadas nas qualidades do novo comando, o DualSense.

Astro’s Playroom é a nossa sugestão para ser o primeiro jogo a ser jogado por todos os futuros possuidores de uma PS5, pois demonstra bem aquilo que a Playstation já conseguiu, e mais importante, mostra o que poderá ser o futuro e comprovar o que a Playstation 5 consegue e irá fazer nos próximos anos. Podia era ser bem mais longo…

 

Astro's Playroom (Playstation 5) | Análise Gaming | CA Notícias
Astro's Playroom (Playstation 5) | Análise Gaming | CA Notícias

Astro’s Playroom é o jogo que vem instalado em todas as consolas Playstation 5 e é uma experiência nostálgica e inovadora em simultâneo. Conheça a nossa opinião sobre este jogo.

Product In-Stock: InStock

Avaliação do editor:
4
XboxSeriesXandS_HERO (1)

XBOX Series X|S foi o maior lançamento da história da XBOX

Disney aposta em nova versão do filme "Sozinho em Casa": realizador do clássico acha que é uma "perda de tempo" | CA Notícias

Disney aposta em nova versão do filme “Sozinho em Casa”: realizador do clássico acha que é uma “perda de tempo”