in

Ambiente de festa no Portugal Rugby Youth Festival

Rugby Youth Festival, Ambiente de festa no Portugal Rugby Youth Festival, CA Notícias, CA Notícias

Começou ontem o Portugal Rugby Youth Festival. As muitas equipas presentes de toda a Europa (80 num total de 1800 jogadores) encheram os campos e foram acompanhados por familiares e amigos com grandes entusiasmo.

As expectativas foram superadas no primeiro dia, com casa cheia no Estádio Universitário, onde mais de 8.000 espectadores pintaram o espaço do torneio ao longo do dia, num verdadeiro ambiente de festa.

Foto: Rugby Youth Festival

Durante o primeiro dia pôde sentir-se no ar o “fair-play” e o desportivismo de jovens de todas as idades. No âmbito competitivo, o torneio começou da melhor maneira e é considerado, pelos participantes, como uma grande oportunidade para treinar com diferentes clubes. A expectativa é comum: divertimento, ter a experiência de jogar com diferentes culturas de Rugby e chegar à final.

Às 10h00 começaram os jogos e as equipas Portuguesas apresentaram grande qualidade, conseguindo passar às Fases Finais nos diferentes escalões, projetando bons resultados para os clubes portugueses. Com uma participação massiva neste torneio, todos os clubes pretendem chegar o mais longe possível e atingir resultados interessantes para a sua evolução.

De todas as equipas Europeias que marcam presença no festival, há uma figura do Rugby que que não passou despercebida, o mítico Xavier Rush, antigo jogador da selecção Neo-Zelandesa (All Blacks) e capitão pelo Cardiff Blues que veio acompanhar a equipa Crawshays Welsh RFC. Esta equipa do País de Gales, conquistou o título em 2009 (Sub-18), 2011 e 2012 (Sub-19) e são uma vez mais uns fortes candidatos à vitória este ano.

Para hoje, os jogos da Fase Final começam às 10h00. Em disputa estão 4 taças por categoria, com as Finais a realizarem-se no campo principal do Estádio Universitário de Lisboa, a partir das 15h30.

A Entrada é Livre para todos os visitantes e ao longo dos dois dias de prova serão oferecidas várias atividades para todas as idades. Um excelente programa para todas as famílias, com muita animação garantida dentro e fora do campo com a instalação de um “Fun Park” cheio de aventuras para toda a familia, como trampolins e iniciação à modalidade de rugby. Este ano uma das novidades é ainda a zona de restauração para todos os visitantes, numa parceria com a Street Food Festival.

O Portugal Rugby Youth Festival é uma organização da Move Sports, em parceira com a Câmara Municipal de Lisboa e Federação Portuguesa de Rugby, e conta como Prime Sponsors a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Caixa Geral de Depósitos, AXE, MEO e Clínica Joaquim Chaves.

Destaques Sábado (02.03.2016)

Sub-13: Agronomia, Belenenses e Direito que venceram os três jogos e estão nos 1/4’s Final – disputa Taças MOVESPORTS e AXE (1º ao 8º lugar).

Sub-15: Técnico, Agronomia, Press. / Richmond e Bristol que venceram os três jogos e estão nos 1/4’s Final – disputa Taças MOVESPORTS e AXE (1º ao 8º lugar).

Sub-17: Agronomia, Belenenses e Direito que venceram os três jogos e estão nos 1/4’s Final – disputa Taças MOVESPORTS e AXE (1º ao 8º lugar).

Sub-19: destaque para Myerscough College, única equipa a conseguir vencer os três jogos disputados.

Declarações Sábado (02.03.2016)

Declarações VRAC Sub-13 – Treinador Miguel Torres “Teto”
“Este ano estamos presentes em 3 categorias (Sub-13, Sub-15 e Sub-17) e esta é a 3ª vez que vimos a este torneio. Conseguimos vencer o ano passado em Sub-13. Trata-se de um Torneio Maravilhoso com muita gente e muito bem organizado, os nossos jogadores estão a desfrutar bastante da competição e as instalações são espectaculares pelo que esperamos continuar a vir todos os anos e a vencer, claro!”

Declarações CDUL Sub-15 – Treinador Gustavo Moreira
O dia correu-nos bastante bem, conseguimos passar à fase final. Os jogadores divertiram-se bastante e o torneio está muito bem organizado. Amanhã teremos a fase final, o objectivo lutar pela vitória. A melhor experiência que retiramos deste evento é a possibilidade dos jogadores Portugueses poderem jogar com diferentes culturas de Rugby e outros estilos de jogo. Jogar em Casa é bom porque nos sentimos à vontade, treinamos aqui, mas o factor “casa” é apenas mais acolhedor, porque há muito apoio de espectadores, familia e amigos de todas as equipas.”

Declarações Henley College Coventry Sub-19 – Treinador Pete Glackin
“Hoje foi um dia fantástico. Esta é a nossa segunda vez a participar no festival, o ano passado vencemos a Silver Cup, e hoje foi um dia fantástico de Rugby, a nossa equipa jogou bastante bem. No campo divertimo-nos imenso, a qualidade é muito alta e existe muita competitividade. Sobre o dia de amanha, iremos levar jogo a jogo e aproveitar para os jogadores ganharem experiência, contacto com outras equipas”

, “Acima de tudo, está o Belenenses”, CA Notícias, CA Notícias

“Acima de tudo, está o Belenenses”

, “Que ganhe o melhor” – Marinho Peres, CA Notícias, CA Notícias

“Que ganhe o melhor” – Marinho Peres