em

16.000 assistiram à grande festa do Rugby Juvenil

16.000 espectadores enchem Estádio Universitário de Lisboa para a grande festa do Rugby Juvenil

 

Foto: Rugby Youth Festival

Na 8.ª Edição de um dos maiores festivais de Rugby Juvenil da Europa, por onde passaram 16.000 espectadores ao longo dos dois dias de prova, o segundo dia de festival coroou Crawshays Youth (Sub-19), CDUL (Sub-17), Bristol Rugby Academy (Sub-15) e Belenenses (Sub-13).

O dia das finais teve inicio às 10h00 e as equipas Portuguesas apresentaram grande qualidade, avançado nos diferentes escalões e conseguindo resultados expressivos em Sub-13, Sub-15 e Sub-17. Com uma participação de vários Países Europeus neste torneio, todas as 80 equipas pretendiam chegar o mais longe possível e as vitórias na taça Move Sports alcançados pelas equipas Portuguesas Belenenses (Sub-13) e CDUL (Sub-17) demonstram que a formação do base do Rubgy Português está de boa saúde.

Foto: Rugby Youth Festival

As expectativas foram superadas na 8ª Edição do Portugal Rugby Youth Festival, evento que decorre ano após ano, este ano com casa cheia no Estádio Universitário, onde muitos espectadores pintaram o espaço do torneio ao longo destes dois dias, num verdadeiro ambiente de festa entre as muitas equipas presentes de toda a Europa e 2000 jogadores.

No dia das finais o “fair-play” e o desportivismo voltou a estar presente entre os jovens de todas as idades. No âmbito competitivo, o torneio terminou da melhor maneira, sendo considerado como uma grande oportunidade para treinar com diferentes clubes e jogar com diferentes culturas de Rugby e outros estilos de jogo. O objectivo foi comum a todas as equipas: divertimento, ter a experiência de jogar com diferentes culturas de Rugby e chegar à final. Nem a chuva que se fez sentir no fim de tarde demoveu os espectadores das bancadas, podendo encontrar entre os presentes na Tribuna de Honra o Ministro das Finanças, Mário Centeno.

No escalão Sub-13, o Belenenses não deu qualquer hipótese ao adversários, vencendo todos os jogos disputados ao longo dos dois dias com resultados bastante expressivos e culminando com o score de 5-10 contra a Agronomia Rugby, a outra equipa finalista. Para Gonçalo, treinador do Belenenses: “o ponto essencial desta vitória é estes jovens jogadores perceberem que têm de lutar pelas coisas. O Objectivo era não sofrer ensaios, o objectivo é a formação, são muito novos ainda, agora, ninguém consegue dizer a uma criança com 12 anos que não é preciso ganhar, eles quiseram, lutaram muito por isto e conseguiram, mostrando que o Belenenses nas camadas mais jovens está no bom caminho”.

Foto: Rugby Youth Festival

Em Sub-15, escalão com maior número de equipas inscritas (27), ficou claro que a luta pelo 1º lugar seria escrita em Português, com as meias finais disputadas entre Técnico e CDUL, por um lado, e Lymm FC e Bristol, por outro. Apurados para a final ficaram CDUL e Bristol e no final foi o Bristol Rugby Academy da 1ª divisão Inglesa que saiu vencedor, numa das finais mais disputadas do Torneio (12-10). Em declarações, o treinador do Bristol referiu o grande esforço e dedicação da equipa Portuguesa (CDUL) e a certeza de um regresso no próximo ano, fruto do espirito de respeito e camaradagem presente no festival.

Já a disputa pela vitória nos Sub-17 foi 100% Portuguesa. CDUL, Direito, Técnico e Cascais disputaram as meias finais deixando para trás equipas estrangeiras como VRAC, Liberty Saints, Myerscough. Com o apuramento para a final a caber ao CDUL e Cascais Rugby, a vitória ficou do lado do CDUL, que a jogar em casa, não deixou de referir as dificuldades encontradas frente ao Cascais, como referiu o treinador José Maria de Lacerda Mello: “foi uma final muito bem disputada, apesar deste tempo não ajudar o nosso jogo (chuva) a equipa esteve muito bem, na primeira parte falhámos algumas penalidades mas na segunda parte estivemos sempre no meio campo do Cascais, controlámos o jogo e conseguimos aproveitar as oportunidades. O Cascais está também de parabéns. Foram dois dias de muita intensidade, realizámos jogos muito bons ontem e hoje frente a grandes equipas e estamos contentes com o resultado alcançado”

Foto: Rugby Youth Festival

Finalmente, na categoria “rainha” (Sub-19), a presença de algumas da melhores equipas estrangeiras puxou pelo nível do Belenenses que conseguiu garantir um lugar na meia-final e ser a melhor equipa Portuguesa neste escalão. No entanto, a final estaria destinada a um embate entre as duas equipas mais fortes ao longo de todo o torneio, Crawshay Youth RFC e Myerscough, numa rivalidade desportiva reconhecida a nível mundial entre Inglaterra e Pais de Gales, maiores rivais no torneio das 6 nações. A vitória final no escalão principal ficou do lado de Crawshays Youth RFC, que vence assim pela 4ª vez o festival (2009 Sub-18, 2011 e 2012 Sub-19), sendo que desta vez fez-se inclusivamente acompanhar por Xavier Rush, antigo jogador da Seleção nacional Neo-Zelandesa e uma lenda do Rubgy Mundial.

O prémio Fair-Play foi ganho pelo Jorge Mendes da Silva (Presidente do concelho de arbitragem da Federação Portuguesa de Rugby).

António da Cunha, director da MOVE SPORTS confirma o sucesso do evento: É a 8ª edição e sentimos que este ano confirmamos uma vez mais a importância do mesmo para a cidade de Lisboa e para os jogadores Portugueses. Contámos com o estádio cheio de jogadores, familia e espectadores e é uma honra poder organizar ano após ano este evento que impulsiona e desenvolve o Rugby nacional, proporcionando aos jovens jogadores experiências muito enriquecedoras, que lhes permitem crescer no âmbito desportivo e pessoal. Conseguimos trazer alguns dos melhores clubes da Europa, como é o caso do Bristol Academy, da 1ª divisão Inglesa e este é claramente um dos principais eventos de Lisboa !

Foto: Rugby Youth Festival

Jorge Máximo,Vereador de desporto da Câmara Municipal de Lisboa considera este evento e a modalidade enquanto uma aposta vencedora: “Este torneio é claramente uma das nossas referências e orgulho em termos de formação e uma montra fantástica da cidade de Lisboa”

O Portugal Rugby Youth Festival é uma organização da Move Sports, em parceira com a Câmara Municipal de Lisboa e Federação Portuguesa de Rugby, e conta como Prime Sponsors a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Caixa Geral de Depósitos, AXE, MEO e Clínica Joaquim Chaves.

RESULTADOS FINAIS PORTUGAL RUGBY YOUTH FESTIVAL 2016

VENCEDORES TAÇA MOVE SPORTS (1º Lugar)
Under 13: Belenenses
Under 15: Bristol Rugby Academy
Under 17: CDUL
Under 19: Crawshays Youth RFC

VENCEDORES TAÇA AXE CUP (5º Lugar)
Under 13: Direito
Under 15: ER Galiza
Under 17: Agronomia Rugby
Under 19: ER Galiza

VENCEDORES TAÇA GAIXA GERAL DE DEPÓSITOS (9º Lugar)
Under 13: Cascais Rugby
Under 15: KINGSBRIDGE RFC
Under 17: VRAC

VENCEDORES TAÇA JOAQUIM CHAVES (17º Lugar)
Under 13: GUERREIROS (ADS)
Under 15: CHEADLE HULME
Under 17: MYERSCOUGH

BEST PLAYER AWARD
Under 13: Leo Wallaert (Belenenses)
Under 15: Ethan Gaynor (Bristol Rugby Academy)
Under 17: Diogo Cardoso (CDUL)
Under 19: Elis Jones (Crawshays Youth RFC)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sala 4DX abre no Almada Fórum no dia 7 Abril

Blue Origin aterra foguetão pela terceira vez