Outubro começa com dias de calor que nos convidam a sair de casa nos tempos livres. Aqui ficam algumas sugestões dos espectáculos para ver como refúgio às altas temperaturas desta semana.
No dia 5 estreou Os Negros, no São Luiz Teatro Municipal. Um espectáculo com 13 actores negros, escrito por um branco para um público branco. Aqui são colocadas questões como ‘o que é ser negro?’ e ‘como se vive num país que não é negro?’. Com encenação de Rogério Carvalho e texto Jean Genet, estará em cena até 15 de Outubro.
No dia 10, é apresentado em Braga A Outra Mão de Cervantes. Com direcção de Pedro Álvarez-Ossorio, o Theatro Circo recebe um espectáculo que junta realidade, humor, ironia e fantasia, aproximando o público actual da figura mais importante da literatura espanhola.
No Teatro Nacional D. Maria II, é apresentado Overload. Falado em inglês, com legendas em português, a premissa deste espectáculo é a representação da transformação que o Homem está a sofrer na era actual, falando do que o mantém em foco e do que o distrai. Até onde conseguimos manter a nossa atenção?. Com criação e direcção da companhia italiana Sotterraneo, estará em cena de 12 a 14 de Outubro.
Nesta mesma data, no Teatro do Bairro, estará O Apocalipse segundo Fernando Pessoa e Ofélia Queirós. Prometendo ser interdisciplinar, este é um espectáculo criado em torno da ideia do reencontro entre Pessoa e Ofélia no Cais das Colunas, em Lisboa. Ainda nesta data, a Culturgest recebe o Piece for Person and Ghetto Blaster, de Nicola Gunn. Aqui haverá uma meditação sobre a paz e o conflito, a moral e a função da arte.
No Teatro Camões, a Companhia Nacional de Bailado traz-nos Dido e Eneias. Com direcção e coreografia de São Castro e António Cabrita, esta é uma encenação da mais importante ópera barroca inglesa. Viajar-se-á não só pela trágica história de amor, mas também pelo barroco e pelas emoções humanas. Para ser assistido de 12 a 22 deste mês.
No dia 13, o Cine-Teatro Louletano recebe o Quem tem Medo de Virginia Wolf?. Com encenação de João Perry e com Diogo Infante e Alexandra Lencastre nos papéis principais, esta é uma obra-prima da dramaturgia contemporânea em que as personagens se vão revelando no desenrolar da trama, num texto intenso e comovente.
No dia 14, A Tempestade estará em cena no Teatro Cine Torres Vedras. Esta é uma história de vingança, conspirações, instintos selvagens e amor. Com texto de William Shakespear e encenação de João Garcia Miguel. Também neste dia, no Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, estará o espectáculo Dois Homens Completamente Nus. A partir da peça original de Sébastien Thiéry, com direcção de Tiago Guedes e com as interpretações de Miguel Guilherme e Jorge Mourato.

