A Fúria Azul – Associação de Adeptos do Belenenses vem esclarecer o seguinte relativamente ao jogador Abel Camará:
1. A nossa contestação, bem como de muitos outros adeptos do Belenenses, no que respeita ao jogador Abel Camará nada tem a ver com o seu valor futebolístico.
2. Igualmente nada tem a ver com a sua saída, há uns 3 anos atrás, para o Beira-Mar. De resto, há clubes para quem a saída de jogadores do Belenenses, naturalmente, nos desagrada muito mais, enquanto que nada temos contra o Beira Mar, pelo contrário, dada a ligação deste clube à família de um dos fundadores e primeiro guarda-redes do Belenenses, Mário Duarte.
3. O nosso desagrado e repúdio face ao seu regresso ao Belenenses tem, sim, a ver com as suas atitudes relativas a adeptos, aquando da anterior relação de funcionário com a Belenenses SAD, e que se expõem, resumidamente nos pontos seguintes:
4. No dia 20 de Março de 2011, depois da derrota do Belenenses em casa do Feirense, o jogador em causa foi um dos que tiveram atitudes de gozo para com os adeptos do Belenenses presentes, e naturalmente descontentes e preocupados com uma exibição e classificação em nada consentâneas com a nossa tradição e grandeza.
5. No dia 10 de Abril do mesmo ano, o Belenenses perdeu na Covilhã, com uma péssima exibição, que nos deixou no impensável risco de despromoção à 2ª b. No final do jogo, alguns adeptos apelaram ao respeito para com o Belenenses, referindo que apesar de vivermos um mau momento, vestir a nossa camisola é um privilégio que deve ser honrado. Nessa altura, o Abel Camará, que estava à distância, avançou para o meio dos adeptos em modos ameaçadores.
6. Na semana seguinte, em dia de jogo com o Restelo com o Trofense, o mesmo Abel Camará fez-se acompanhar de indivíduos que exibiam armas para os adeptos do Belenenses, de forma susceptível de intimidar, facto absolutamente sem precedentes. Esclarece-se que jamais o Abel Camará foi vítima de qualquer ameaça por algum adepto, nada, pois, justificando esta insólita e cobarde atitude.
7. Que funcionários que passam pelo clube e que são remunerados, ameacem sócios e adeptos que amam e sofrem com o clube vidas inteiras, acompanhando-o em todo o lado, com grandes sacrifícios, monetários e outros, é algo que não entendemos, não admitimos e não queremos suportar.
8. Como, adicionalmente, não houve até este momento qualquer elementar pedido de desculpas; como “quem não sente não é filho de boa gente”, e nós somos filhos de 95 anos de história gloriosa do Belenenses e de 30 anos de fidelidade e mentalidade ultra e belenense da Fúria Azul, o nosso repúdio mantém-se e manter-se-á para quem consideramos indigno de vestir a camisola com a cor e o símbolo do Clube de Futebol Os belenenses.