Xiaomi apresentou, hoje na India, os novos Redmi Y1 e Redmi Y1 Lite, que integram uma nova série de smartphones da fabricante.
Já aqui tínhamos feito referencia que a Xiaomi tinha enviado convites para um evento a realizar no dia de hoje na Índia, onde deveria apresentar um nova linha de smartphones. E foi mesmo isso que aconteceu, tendo apresentado os novos Xiaomi Redmi Y1 e o Redmi Y1 Lite.
Dois dispositivos que integram uma nova linha de produtos, mas que tirando o nome acabam por não ser grande novidade, uma vez que acabam por ser as versões globais dos Redmi Note 5A Prime e do Redmi Note 5A, lançado em setembro último na China.
Xiaomi Redmi Y1
O Xiaomi Redmi Y1 conta com um LCD de 5.5 “com uma resolução Full HD e um processador octa-core Snapdragon 435 a 1,4 GHz. Estando disponível em duas opções de memória: 3 GB de RAM + 32 GB de armazenamento interno ou 4 GB de RAM + 64 GB de memória interna.
O telefone vai chegar a correr MIUI 8 sobre Android Nougat 7.0, mas deverá receber a atualização para MIUI 9 no final do ano.
No decorrer do evento a Xiaomi dedicou algum do tempo para falar da câmara selfie, que possui um sensor de 16 MP com uma abertura f/2.0, emparelhado com um flash LED. A câmara nas costas tem uma menor resolução no seu sensor de 13 MP.
O telefone vem conta ainda com um sensor de impressões digitais na parte de trás, bem como um trio de slots para cartões, permitindo a utilização de dois cartões nano SIM em simultâneo com um cartão microSD para expandir a memória.
No que a preços diz respeito a versão de 3GB de RAM com 32GB vai custar algo em torno dos 120 euros e a versão de 4GB+64GB fica por 146 euros.
Xiaomi Redmi Y1 Lite
Já o Redmi Y1 Lite conta com um processador Snapdragon 425 e 2 GB de RAM. O ecrã é de 5,5″ polegadas e tem uma resolução de 720p.
Este Redmi Y1 Lite, não segue as pisadas do seu ‘irmão’, contando com uma câmara frontal bastante básica, não indo além dos 5MP, por outro lado a câmara traseira é igualmente de 13MP. Este modelo perde também o leitor de impressões digitais.
Esta versão Lite do Redmi Y1 é mesmo Lite e não é muito sofisticada, beneficiando ainda assim do seu preço, também ele Lite, menos de 100 euros, transformando-o numa opção bastante interessante na relação/qualidade preço.
Os dois equipamentos chegarão ao mercado a partir de 8 de novembro nas Mi Stores e Amazon India.