O oitavo episódio de “The Terror”, intitulado “Terror Camp Clean”, retomou alguns acontecimentos do episódio anterior.
Lembram-se do plano de Mr. Hickey? Bem, este episódio traz-nos uma grande mentira contada por este. Segundo a sua versão dos acontecimentos, foram os esquimós que atacaram os seus dois companheiros. O resultado desta mentira foi a morte de todos os esquimós, pois outros homens acreditaram em Hickey e mataram este grupo de inuítes a tiro.
No entanto, e tendo noção do quão falso e mesquinho é Hickey, Crozier desconfia do que este diz e com a ajuda de Lady Silence (que afirma que os esquimós não matam homens daquela maneira) e de Goodsir (que encontra restos de carne de foca no estômago de Irving – o que comprova que os esquimós lhe deram comida e não o atacaram) consegue comprovar que o culpado é mesmo Hickey… E condena-o à forca.
É agora irónico dizer que, de um certo modo, Hickey foi salvo por Tuunbaq, que apareceu no momento em que este ia ser enforcado e começou a matar muitos homens. Uma das vítimas foi Collins, que já estava em pleno estado de loucura. Neste momento confirmou-se que Tuunbaq é mesmo, para além de um devorador de carne, um devorador de almas – pois vemos mesmo a alma de Collins a ser sugada.
Mais uma vez, este episódio mostrou também que a doença continua a afetar os tripulantes e agora é Fitzjames uma das vítimas. De facto, já é visível o mau estado de muitos homens comparado com o que estes eram há uns episódios atrás.
Neste momento restam apenas dois episódios para “”The Terror” acabar e o episódio mais esperado está quase a chegar. Tendo em conta que já sabemos como vai ser o fim desta aventura, resta-nos saber como o final destes homens vai ser mostrado na série.
“The Terror” regressa ao Canal AMC já na próxima terça-feira às 22:10h.