in ,

“The Terror” – Análise “Gore” #S01E02

“The Terror” – Análise “Gore” #S01E02

O segundo episódio de “The Terror”, a nova série da AMC, estreou logo a seguir ao primeiro, visto que funciona como uma continuação da introdução que já tinha sido estabelecida em “Go For Broke”, o primeiro episódio.

Este segundo episódio, intitulado “Gore”, leva-nos para o meio do gelo e segue vários grupos, formados pelos tripulantes, que têm o objetivo de explorar a área em que os navios se encontram encalhados. No entanto, um dos grupos dá de caras com algo que não conseguem perceber se é um monstro ou um urso ou qualquer outro animal de grande porte.

No mesmo instante, o grupo encontra também dois esquimós, pai e filha. O pai está à beira da morte e é levado para o navio para que o médico Goodsir (interpretado por Harry Ready) o tente curar, numa tentativa falhada. Depois da morte do esquimó, vemos a filha, uma mulher misteriosa, a avisar o capitão de que devem partir o mais depressa possível – “se ficarem vão desaparecer” -, o que nos deixa a pensar sobre o que poderá acontecer no futuro.

Este episódio teve muito suspense que nos foi, muitas vezes, trazido através dos olhares das personagens para o vazio. Sentimos que Goodsir, mesmo antes de encontrarem os esquimós e a tal criatura, estava a prever que algo não estava bem.

Já no primeiro episódio, foram vários os momentos de silêncio em que o foco era apenas o olhar das personagens a observar o vazio, como se a qualquer momento algo pudesse aparecer. Em primeiro lugar, pensámos que as personagens estavam a entrar em paranoia. Lembramos, por exemplo, o homem com uma máscara distorcida de “Go For Broke”. No entanto, depois deste segundo episódio, ficamos a pensar que realmente existe algo sempre presente perto das personagens e que não é tudo apenas imaginação ou loucura derivada da solidão.

As personagens em destaque neste episódio foram os já referidos Goodsir e a misteriosa mulher que apareceu no meio do Ártico (cujo nome ainda não sabemos), mas podemos também referir Hickey (interpretado por Adam Nagaitis), o tripulante que esconde uma relação com outro marinheiro.

O momento de Hickey talvez tenha sido mais importante do que aparentou ser a uma primeira vista. Depois de ser apanhado em flagrante por outro tripulante, Hickey diz ao seu companheiro que a verdade nunca vai subir ao de cima, visto que o outro nunca a vai revelar. Curiosamente, momentos mais à frente, é referido que o homem esquimó não tem língua e, consequentemente, não o ouvimos a falar. O resultado é que não sabemos nada (a verdade) sobre este pai e filha, mas as pistas que nos foram dadas podem revelar algo sobrenatural.

Tal como aconteceu com o primeiro episódio, este também nos deixou ansiosos para saber o que vai acontecer a seguir. Agora temos vontade de saber tudo sobre a mulher esquimó e queremos tentar perceber a “ameaça” dela. Esperemos que os próximos episódios mostrem aquilo a que ela se refere.

“The Terror” – Análise “Gore” #S01E02Google Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Raul Minh’alma em entrevista ao CA Notícias

Raul Minh’alma em entrevista ao CA Notícias

Crítica: “La Casa de Papel” (1ª parte)

Crítica: “La Casa de Papel” (1ª parte)