Chegada do iOS 11 poderá colocar um fim a cerca de 180 mil aplicações para iPhone.
A Apple lançará nas próximas semanas uma nova versão do seu sistema operativo iOS 11 e com ele chegará uma grande mudança, há muito prevista, mas que nem todos poderão estar ainda preparados: A Apple deixará de suportar aplicações de 32 bits.
Como referido vários rumores já tinham sido avançados que a gigante de Cupertino em breve tomaria essa decisão, principalmente após a apresentação, em 2013, do processador de 64 bits no iPhone 5S, tendo a partir dessa altura, e de forma subtil, alertando os desenvolvedores para atualizarem as suas aplicações. Agora e praticamente quatro anos depois, ainda existem cerca de 180 mil aplicações que deixarão de funcionar quando chegar o iOS 11.
Em janeiro a Apple reforçou a incompatibilidade da nova versão do seu sistema operativo com aplicações desenvolvidas numa arquitetura de 32 bits ao enviar mensagens aos utilizadores.
Como referido acima nesta situação encontram-se cerca de 180 mil aplicações o que devido ao número enorme torna-se quase impossível de listar no entanto vale a pena salientar algumas:
- YouTube Capture, uma aplicação de gravação de vídeo que no mês passado contou com 200 mil downloads
- ISpadez, um aplicativo de jogo de cartas
- Neo Nectaris, um jogo de estratégia militar
- Infinity Blade, um jogo de luta de role-playing
Caso não tenha a certeza se tem ou não aplicações de 32 bits, não se preocupe, porque é bastante fácil de o verificar: entre em suas configurações, abra “Geral”, toque em “Sobre” e, em seguida, clique em “Aplicações”. Isso deverá mostrar quais das suas aplicações são de 32 bits – se não possuir aplicações de 32 bits, nada acontecerá quando clicar.