in , ,

Super Mario 3D World + Bowser’s Fury (Nintendo Switch) | Análise Gaming

Super Mario 3D World, Super Mario 3D World + Bowser’s Fury (Nintendo Switch) | Análise Gaming

Para continuar a comemorar em grande os 35 anos de Super Mario a Nintendo lançou o pacote Super Mario 3D World + Bowser’s Fury na Nintendo Switch que contem um dos melhores jogos de Super Mario dos últimos anos e uma amostra do caminho que a personagem e a série deverão seguir. Leia aqui a nossa análise ao jogo.

A Wii U não foi, nem de perto nem de longe, a consola mais bem sucedida da Nintendo. A consola não se conseguiu destacar perante os jogadores por vários motivos, como o seu nome ou o seu gamepad, mas o que não foi de todo responsável pelo insucesso da consola foram os exclusivos que a Nintendo preparou para a Wii U. E se essa ideia já vinha a ser adoptada no passado, actualmente com os vários remakes e ports de jogos da Wii U para a mais recente Nintendo Switch, a ideia se confirma. Nestes 4 anos desde que a Switch chegou ao mercado, já vimos Mario Kart 8, Donkey Kong Country: Tropical Freeze, Bayonetta 2 ou Captain Toad Treasure Tracker a serem “transportados” da Wii U para a nova consola híbrida da Nintendo.

Super Mario 3D World, Super Mario 3D World + Bowser’s Fury (Nintendo Switch) | Análise Gaming

No entanto um dos jogos que ainda não tinha sido portado da anterior consola era Super Mario 3D World. O que era bastante estranho, pois Super Mario 3D World foi um dos destaques maiores da Wii U e causou bastante impacto, mais do que o já anteriormente portado New Super Mario Bros. U. Mas parece que a Nintendo estava a guardar esta pérola para o 35º aniversário do canalizador favorito de todos.

É neste ano de 2021 que podemos reviver os níveis de Super Mario 3D World, melhorados em adequação aos tempos modernos e às capacidades da Switch, e para além disso a Nintendo ofereceu-nos uma visão do que o futuro de Mario poderá ser com Bowser’s Fury.

Super Mario 3D World, Super Mario 3D World + Bowser’s Fury (Nintendo Switch) | Análise Gaming

Mas começamos primeiro por falar de Super Mario 3D World. O jogo saiu inicialmente em 2013 para a Wii U, e era uma continuação do que 3D Land apresentou na Nintendo 3DS, combinando assim a jogabilidade clássica de Mario em 2D com os mundos coloridos e animados em 3D. O jogo oferecia assim uma experiência singular ao conseguir ser o melhor Mario 3D e que mesmo assim continha vários momentos de Mario 2D.

Agora 8 anos depois, Super Mario 3D World continua actualizado e altamente recomendado para qualquer fã de Mario ou de jogos de plataformas em geral. Nesta adaptação à Nintendo Switch, o jogo manteve-se incrivelmente fresco e com a experiência intacta, mas como isso poderia não ser suficiente, a Nintendo adicionou algumas características e melhorou aspectos como a velocidade do jogo e a resolução dos assets. A velocidade foi aumentada, o que faz com que controlar Mario ou os restantes personagens seja bastante mais rápido e responsivo, o que também acaba por aumentar a diversão com a jogabilidade. A resolução, apesar de não ter sido confirmado ou marketizado pela Nintendo, parece estar mais adaptado à resolução superior que a Switch consegue produzir seja em modo portátil ou modo docked em relação à Wii U.

Super Mario 3D World, Super Mario 3D World + Bowser’s Fury (Nintendo Switch) | Análise Gaming

Uma das novas adições à Super Mario 3D World para a Switch é o online multiplayer, que é uma excelente novidade, especialmente no tempo em que vivemos em que muitos dos convívios com amigos é feito online, com cada um em sua casa. Desta forma é possível passar o jogo com outro amigo, mantendo o distanciamento social. Nesta nova versão do jogo até os níveis de Captain Toad foram adaptados para serem jogados em conjunto com outros jogadores.

Mas em suma, Super Mario 3D World continua a ser o mesmo jogo de 2013, mas aqui apresentado na sua versão definitava e melhorada.

É em Bowser’s Fury que temos acesso a conteúdo jogável totalmente novo, e funciona, como já tinha escrito anteriormente, como uma janela para os futuros jogos de Mario. Desde o sucesso de Super Mario Odyssey que muito se fala sobre uma possível sequela deste jogo ou da forma como é que a Nintendo vai apostar numa nova aventura Mario 3D.

Super Mario 3D World, Super Mario 3D World + Bowser’s Fury (Nintendo Switch) | Análise Gaming

E é neste modo que podemos deduzir que o próximo jogo de Mario irá apostar num mundo expandido totalmente jogável sem loadings, algo semelhante aquilo que Breath of The Wild nos apresentou no lançamento da Nintendo Switch. Neste modo que é possível de chegar ao fim em apenas 3 horas, controlamos Mario e enfrentamos a maior ameaça que ele já encontrou pela frente: o Fury Bowser. Uma versão gigante, possuída e mais temível do vilão de sempre. Em Bowser’s Fury, temos de derrotar esta versão de Bowser e restituir a normalidade no universo. Para isso iremos contar com a ajuda de Bowser Jr, assustado com a transformação do seu pai.

Para conseguir derrotar Fury Bowser, precisamos de conseguir recolher um número suficiente de Cat Shines, um pouco ao estilo das Power Moons em Odyssey, estando espalhadas em diferentes secções do Lake Lapcat. Essas Cat Shines despoletam o Giga Bell, que transformam Mario num super gato capaz de ombrear com Fury Bowser. Ao fim de alguns destes confrontos e de cerca de 50 Cat Shines obtidas, chega-se ao confronto final e que sintetiza bastante bem a experiência que se tem em Bowser’s Fury.

São poucas horas (3 chegam para derrotar Fury Bowser, e mais umas 3, 4 para completar o modo a 100%), mas servem o seu propósito e proporcionam alguns dos momentos mais desafiantes e intensos de Mario. Isto acompanhado de uma banda-sonora excelente e que se adapta lindamente a cada seccão do jogo, destacando a música metaleira que acompanha as interacções com Fury Bowser.

Super Mario 3D World, Super Mario 3D World + Bowser’s Fury (Nintendo Switch) | Análise Gaming

Super Mario 3D World + Bowser’s Fury é o pacote ideal para a celebração dos 35 anos de Super Mario. Numa mesma colecção tem um dos jogos mais marcantes do canalizador dos anos mais recentes e tem uma visão do que o futuro nos aguarda no que diz respeito a Mario. Estão aqui várias dezenas de horas divertidas garantidas, seja a jogar sozinho ou em multiplayer. E desta vez até pode ser em modo online! Super Mario 3D World + Bowser’s Fury consegue saciar a fome que temos enquanto esperamos por uma sequela do brilhante Super Mario Odyssey.

 

 

Super Mario 3D World + Bowser's Fury (Nintendo Switch) | Análise Gaming
Super Mario 3D World, Super Mario 3D World + Bowser’s Fury (Nintendo Switch) | Análise Gaming

Para continuar a comemorar em grande os 35 anos de Super Mario a Nintendo lançou o pacote Super Mario 3D World + Bowser's Fury na Nintendo Switch que contem um dos melhores jogos de Super Mario dos últimos anos e uma amostra do caminho que a personagem e a série deverão seguir. Leia aqui a nossa análise ao jogo.

Product In-Stock: InStock

Avaliação do editor:
4.5
, Raya e o Último Dragão | Crítica Cinema (disponível na Disney+)

Raya e o Último Dragão | Crítica Cinema (disponível na Disney+)

, Euromilhões | Conheça a chave vencedora do Sorteio nº 019/2021

Euromilhões | Conheça a chave vencedora do Sorteio nº 019/2021