Pelo segundo ano consecutivo o “campeão de inverno” é o Sporting Clube de Portugal e, também pelo segundo ano consecutivo, após o desempate por grandes penalidades.
Num clássico de emoções fortes, leões e dragões disputaram uma excelente primeira parte, com boas hipóteses para cada lado e exibindo uma qualidade bastante equilibrada.
Mas foi só no segundo tempo, depois uma fase menos conseguida do Sporting, que o FC Porto conseguiu marcar por Fernando após uma defesa incompleta de Renan aos 79 minutos.
Já não faltava muito para o final da partida, mas ainda houve tempo para o VAR (aliás, os dois VARs que estiveram em ação no encontro) alertar o árbitro principal para uma falta cometida na área azul e branca, um pontapé sofrido por Diaby de Óliver Torres. Bas Dost, chamado a marcar, não falhou e fez o empate aos 90+2, levando o jogo para os penáltis.
Na lotaria, Bas Dost, Bruno Fernandes e Nani marcaram para a formação leonina, Coates falhou enviando a bola por cima, e do lado os dragões a pelas Alex Telles conseguiu bater Renan. Éder Militão, Hernâni e Felipe falharam e, desta feita, o Sporting tornou-se “bicampeão” da Taça da Liga.