in

Será que sabem quais são as melhores livrarias do Porto?

Livrarias, Será que sabem quais são as melhores livrarias do Porto?

Quais são as melhores livrarias aqui no Porto?“, esta é uma daquelas perguntas que me fazem com muita frequência. Este artigo é para ajudar todos aqueles que também têm esta dúvida, ou que querem conhecer novas livrarias que fujam àquilo que é o tradicional, ou ao que se encontra nos centros comerciais.


Começo com uma das livrarias mais bonitas da cidade do Porto e talvez a mais conhecida ao longo deste artigo, a Livraria Lello. Esta é uma das livrarias mais antigas da cidade, contando já com mais de 110 anos de existência. Para evitar o desgaste de tantas visitas diárias, a entrada é paga, mas o valor pode ser descontado na compra de um livro. Tem um acervo de livros em português muito interessante e de vez em quando há actividades abertas ao público, como foi o caso do lançamento do livro do Harry Potter e a Criança Amaldiçoada.

Rua das Carmelitas, 144 | Segunda – Domingo das 10h às 20h

Depois, temos a Confraria Vermelha, que é diferente das tradicionais livrarias da cidade, é uma livraria de mulheres para toda a gente, onde mais de 90% dos seus livros são escritos por mulheres e os restantes são escritos por homens que desafiam o estereotipo das mulheres na literatura. Nesta livraria, para além de livros, também há tertúlias e workshops sobre os mais variados temas e, ainda há um clube do livro onde se vão debatendo livros.

Rua dos Bragas, 32 | Terça – Sexta das 10h às 13h e das 14h30 às 19h

A fugir do convencional, temos a livraria Gato Vadio, que é uma livraria com um café muito simpático, mas que vai bem mais longe, ao organizar tertúlias, sessões de leituras, concertos e ainda sessões de cinema independente. Torna-se assim uma fonte de cultura e conhecimento, permitindo ainda um ambiente com discussões artísticas saudáveis.

Rua do Rosário, 281 | Quinta – Domingo das 17h às 24h

Passo agora à Flâneurque é uma pequena livraria que para além de vender livros, ainda serve brunch aos sábados, tornado-a uma excelente opção para fugir ao que é convencional. Aqui as opções são mais que muitas e há soluções para todos, existe um clube de leitura (ao último domingo de cada mês), há sessões de poesia, tertúlias filosóficas (aos domingos à tarde) e ainda quiz literários.

Rua Ribeiro de Sousa, 225-229 | Terça – Sábado das 11h às 19h e Domingo e Feriado das 15h às 19h

Seguimos viagem para outra livraria, que é também uma das mais conhecidas na cidade do Porto, a Livraria Latina. Aqui podem encontrar uma vasta seleção de livros em português e estrangeiros, uma imensa variedade de livros técnicos e ainda guias de viagens, isto, ao longo dos seus dois imensos pisos. É sempre uma boa escolha para quem anda à procura de livros na baixa da cidade.

Rua de Santa Catarina, 2 a 10 | Segunda – Sexta das 9h00 às 19h30 e Sábado das 9h15 às 19h

Para os amantes de poesia, o melhor é passarem pela livraria Poetria. Esta pequena livraria é dentro das conhecidas Galerias Lumiére e está recheada de livros de poesia, pois são o único género literário aqui vendido. Conseguimos encontrar livros de poesia fantásticos e inclusivamente, livros de Fernando Pessoa em inglês.

Rua das Oliveiras, 70 r/c, loja 12 | Segunda – Sexta das 9h30 às 19h e Sábado das 9h30 às 13h e das 14h30 às 16h30.

Para concluir, se preferem encontrar aquelas relíquias clássicas, a Livraria Sousa & Almeida é para vocês. Aberta desde 1956, é especialista em livros antigos e modernos, portugueses, africanos, galegos e brasileiros. Aqui encontramos aquilo a que muitos chamam “caos”, mas que na verdade, para qualquer amante de livros é o sitio perfeito. Temos livros antigos e usados à espera de uma alma paciente para os levar para casa. É visita obrigatória para quem procura livros mais antigos.

Rua da Fábrica, 42.

, Destaques Semanais TVCine, 14/08 a 20/08

Destaques Semanais TVCine, 14/08 a 20/08

, Cristiano Ronaldo, Messi e Buffon candidatos a jogador do ano da UEFA

Cristiano Ronaldo, Messi e Buffon candidatos a jogador do ano da UEFA