A RTP mantém o modelo adotado nos últimos anos, contando na próxima edição com a participação de 16 compositores.
Os 16 compositores participantes serão constituídos por 14 a convite direto e 2 por submissão de propostas. O vencedor irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2019 em Telavive, Israel, no próximo mês de maio.
A RTP irá convidar 14 compositores para que apresentem uma canção original e inédita. Tal como tem ocorrido nas últimas edições do Festival da Canção, serão eles a definir os respetivos intérpretes.
A RTP vai ainda ter candidaturas espontâneas através da livre submissão de canções a concurso para apurar os 2 compositores adicionais. Uma das canções será selecionada através do programa de rádio “Master Class” da Antena 1, dirigido a compositores e autores sem trabalhos publicados. A última vaga resultará da abertura a candidaturas espontâneas de canções inéditas, onde poderão concorrer todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal, que tenham ou não trabalhos publicados.
Em 2018, Cláudia Pascoal venceu o Festival RTP da Canção, com o tema ‘O Jardim’. No Festival Eurovisão da Canção, a representante de Portugal ficou na 26ª posição com 39 pontos.