in

Rodrigo Saraiva envia mail ao Provedor do Adepto da LPFP

Rodrigo Saraiva envia mail ao Provedor do Adepto da LPFP

No seguimento dos acontecimentos ocorridos e relatados por vários sócios do Belenenses e que mereceu um comunicado tanto do Clube como da Fúria Azul, seguido de uma resposta em comunicado do Comando da PSP do Porto e que em nada satisfez o Provedor do Adepto do Belenenses, Rodrigo Saraiva, este fez seguir um email relatando os factos.(pode ler abaixo o email enviado)

Rodrigo Saraiva teceu críticas a Jorge Cadete, atual provedor do adepto da Liga de Clubes. “Esta situação seguiu para o senhor provedor ainda antes do comunicado da Fúria Azul. Até agora, obtivemos zero respostas. Outras pessoas ligadas a esta área disseram-me para esperar sentado, pois o silêncio é algo normal naquele departamento”, disse.

Email na integra:
«Exmo. Sr. Provedor do Adepto da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, LPFP

Caro Jorge Cadete,
Entro em contacto na qualidade de Provedor dos Sócios do Clube de Futebol “Os Belenenses”, mas também como pessoa que há muitos anos dedica especial atenção ao fenómeno dos Adeptos, nomeadamente de Futebol.
Não sou, nem nunca fui, daqueles que apenas olha para os adeptos, e com estes se preocupa, quando algo de infeliz sucede. E mesmo nesses momentos não sou dos que alinha na primeira fila a apontar o dedo aos adeptos.
Muitas das situações que todos lamentam têm a sua origem em outros protagonistas dos espectáculos desportivos, nomeadamente Dirigentes, mas também as forças de segurança, seja por notória falta de preparação ou por uma gritante falta de bom senso.
Felizmente o tema que hoje me leva a contactá-lo não envolve qualquer tipo de acontecimento com violência física. Infelizmente envolve uma tremenda falta de respeito pela Liberdade de Cidadãos, em várias grandezas de liberdade previstas na nossa Constituição, como a de Expressão e a de Associação, bem como de Direitos.
Poderia chamar a atenção e solicitar que dedicasse algum do seu tempo a analisar, para tomar medidas, para a forma arbitrária como as forças de segurança têm lidado com os grupos organizados de adeptos, comummente conhecidos como Claques, mas isso é um tema que já tem muitos anos e deve levar todos os agentes desportivos a analisar em conjunto a legislação 39/2009.
O tema que hoje me leva a entrar em contacto não está ao abrigo de uma qualquer lei ou decreto em especifico. Como já referi acima, é do âmbito da Constituição Portuguesa.
No passado dia 22 de Março de 2015, no âmbito da Jornada 26 da Liga NOS, dirigiram-se até ao Estádio do Bessa, na cidade do Porto, muitos Adeptos do Belenenses. De diferentes localidades do país, de diferentes idades. Um conjunto diversificado de Cidadãos que motivados pela paixão ao Desporto, em especial o Futebol, e ao seu Clube, dedicaram o seu dia de domingo a presenciar um espectáculo desportivo, em convívio com outros Adeptos e com vontade de em Liberdade demonstrar essa sua paixão.
Infelizmente, por uma atitude inexplicável, inenarrável e totalmente incompreensível da Polícia presente, foram impedidos de o fazer.
Com excepção de cachecóis, não foi permitido a qualquer Adepto do Belenenses entrar no Estádio, na bancada especifica para os Adeptos visitantes, com materiais representativos do seu Clube. Repito: a Polícia proibiu todos os Adeptos de ter consigo, num jogo de futebol, numa bancada apenas destinada a Adeptos visitantes, por exemplo uma bandeira com o símbolo do Belenenses. E para que fique claro, não é uma questão de ter um pau ou tubo de plástico. Apenas a bandeira em si, um tecido, foi proibido.
Poderia aqui explanar todos os exemplos de materiais que foram proibidos, bem como descrever as classes etárias que viram a sua Liberdade coarctada. Mas bastaria uma bandeira e um Adepto, para esta grave situação ser alvo da atenção das instituições e dirigentes desportivos.
Do Provedor do Adepto não se espera outra coisa que não seja uma cabal demonstração de atenção e preocupação para com estes acontecimentos e acções efectivas que garantam a não repetição de decisões inconstitucionais e atentatórias da Liberdade dos Cidadãos e que em nada dignificam as Forças de Segurança nem garantem a Segurança do Adepto.
Na expectativa de uma célere resposta,
Saudações Desportivas,
Nota: desta missiva darei nota pública aos Sócios e Adeptos do Belenenses.»

Rodrigo Saraiva envia mail ao Provedor do Adepto da LPFPGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Castigos: Belenenses multado por comportamento incorreto do publico

Castigos: Belenenses multado por comportamento incorreto do publico

Adeptos: Fúria Azul não baixa os braços

Adeptos: Fúria Azul não baixa os braços