Hoje em dia é tudo SMART. Desde os smartphones, às smart TVs, passando por smart Homes… Mas então e todos os dispositivos que temos em casa, que são óptimos, mas que não são smart? Aqui é que entra este BroadLink RM Mini 3: o dispositivo que torna TUDO em SMART devices. Veja no vídeo:
https://youtu.be/S9w-h3VVCB4
Unboxing
Na caixa deste dispositivo vem um cabo micro-usb (para quê um USB type-C, não é verdade?), um livro de instruções em chinês e o BroadLink RM Mini 3.
Design
Este dispositivo, apesar de pequeno, é bem bonito. No entanto, não conseguimos deixar de o achar parecido com uma coisa, não é?
Por acaso, este é capaz de ser o único dispositivo Tech que custa menos de 20€ e que tem um design digno de Apple!
Setup
Primeiro que tudo, este dispositivo tem de estar na mesma divisão que todos os dispositivos que se pretendem controlar com o smartphone e/ou com a Google Home/Amazon Alexa – afinal, não deixa de ser um produto que funciona com tecnologia de infravermelhos.
Depois é necessário instalar esta app (foto acima), criar uma conta de cliente, adicionar o dispositivo à conta e depois seleccionar o “dispositivo burro” que queremos tornar smart.
Aqui é que vem a parte chata: temos de fazer o setup todo manualmente, botão a botão. Ou seja, selecionamos um botão no telemóvel, e depois temos de carregar no botão correspondente do comando original do dispositivo “burro”. Assim a app tem a certeza de que estamos a fazer o setup corretamente.
E depois de tudo configurado conseguimos controlar tudo a partir do nosso smartphone.
Google Home / Amazon Alexa
Para controlarmos os “ex-dispositivos burros” com a voz, teremos de instalar outra app e proceder a todos os passos de configuração novamente (uma chatice, nós sabemos).
Depois de tudo tratado, basta adicionarmos o serviço Broadlink à app Google Home (Controlo doméstico – adicionar dispositivo – BroadLink Smart Home);
E de seguida criar “Scenes” na nova app da BroadLink que instalámos. Uma “scene” é aquilo que o Google Home / Amazon Alexa consideram como “action”. Assim, o nome dado à scene é o nome que têm de dizer ao vosso dispositivo de voz para ativar essa função.
Ou seja, chamemos a esta scene “TV on”. Adicionamos o comando de ligar/desligar TV, e salvamos assim este controlo. Depois, basta dizerem “activate TV on” e o Google Home / Amazon Alexa liga a TV.
Veredicto
Apesar de ter um processo de configuração um pouco chato, só é necessário passar por ele uma vez para que se possa transformar todos os “dispositivos burros” em SMART devices – o que faz deste aparelho excelente para os apaixonados por tech que querem tornar o seu ar condicionado, aparelhagem, tv ou até consolas mais antigas em dispositivos totalmente smart.