in , ,

Review da Tech do Novo Volkswagen Polo (COM VÍDEO)

Review da Tech do Novo Volkswagen Polo (COM VÍDEO)

Quer tenhamos ou não carro próprio, todos andamos de carro. Mas dificilmente temos a ideia de qual a tecnologia de ponta num carro novo, totalmente equipado. Por isso, trazemos este vídeo e este artigo, que traz toda a tech disponível nos carros de hoje em dia, tendo como exemplo o novo Volkswagen Polo:

Design

Antes da tech, vamos falar só um pouco do design deste carro. Um carro citadino com um aspecto suave, mas que não esquece uma ou duas linhas agressivas, que revelam um carro tipicamente urbano, mas que está aí para as curvas (e esta piadola, hein?). As jantes dão um ar premium a este carro que aparenta ser simples por fora, mas repleto de tech fantástica por dentro.

Active Info Digital Display

Aqui nem há muito a dizer: é só inacreditável. E é porque ficámos sem palavras, que fazemos nossas as da própria Volkswagen: “O modo analógico pertence ao passado. Em opção, pode substituir a instrumentação tradicional, tubular, por um ecrã de alta resolução. O inovador e moderno painel de instrumentos Active Info Display fornece-lhe informações muito além da velocidade e autonomia”.

Até o GPS pode aparecer neste ecrã, que é ligado assim que entramos no carro, mostrando-nos uma animação da Volkswagen de deixar qualquer um de boca aberta. Acabaram-se os mostradores analógicos! E depois de vermos isto só temos a dizer: e ainda bem!

Media Display

E por falar em ecrãs, aqui fica o segundo deste carro. Sim, o novo Polo tem dois ecrãs. Este em particular serve mais para a parte media do carro, até porque é touch (ecrã capacitivo).

Claro que também tem funções relacionadas com performance, permitindo mudar estilo de condução (aumentar/diminuir resistência do volante, resposta do acelerador, entre outros).

Mas a peça central deste ecrã é, sem dúvida, a media. Pode ser tudo ligado via Bluetooth ao telemóvel e ouvir música através dele. É também possível controlar o som através do equalizador (as colunas são da marca beats, mas já lá vamos), colocar mapa GPS, consultar informações do carro, etc. Só que o mais inacreditável é a possibilidade de tornar este carro Android ou Apple (iOS). Como? É só ler o próximo parágrafo.

Integração Android e Apple iOS

Ligando o smartphone ao novo Volkswagen Polo via USB (e o que não falta aqui é portas USB), o display assume o sistema operativo do smartphone, transformando todo o ecossistema em Android ou Apple.

Aqui temos as funcionalidades base, não permitindo ler mensagens, ver vídeos nem nada que possa distrair o condutor da estrada, mas o Google Assistant ou a Siri ficam disponíveis, podendo controlar toda a media do carro através de voz (e sim, é possível enviar uma SMS através de voz).

Estacionamento automático

Esta feature não é nova no mundo automóvel, mas experimentando esta funcionalidade é para lá de ficção científica. Adorámos a experiência!

É só activar o modo estacionamento automático quando estivermos à procura de lugar (para o carro activar os sensores), colocar a marcha-atrás e o volante vira-se sozinho.

Se for preciso ajustar o estacionamento, não se toca no volante. Volta-se e meter a primeira mudança (é automática, mas chamemos-lhe “primeira” em nome da simplicidade), o carro ajusta a direcção, voltamos a meter marcha-atrás e o novo Polo volta a fazer tudo sozinho. É magia? Não. É tecnologia! (mic drop).

Som beats
Neste ponto não conseguimos fazer muito mais do que contar a nossa experiência. O som é fantástico! Nada fica distorcido, nem quando o volume está no máximo (que não conseguimos aguentar durante muito tempo, tendo medo de ficarmos surdos).

Os graves são, na nossa opinião, o ponto forte deste sistema de som beats. E isto é explicado pelo subwoofer que funciona de forma não-convencional. Em vez de ser uma coluna que produz esse tipo específico de som, este aparelho localizado na mala, ao lado do pneu sobresselente, faz vibrar o carro, intensificando os graves de igual forma por todo o veículo. Engenhoso, não é?

Adaptive Cruise Control

O cruise control não é novidade para quem comprou um carro novo nos últimos 10 anos. No entanto, foram feitas muitas melhorias neste segmento.

Agora, além de permitir uma velocidade constante em auto-estrada, o carro (neste caso, o novo Volkswagen Polo) consegue identificar outros carros e reduzir a velocidade automaticamente, mantendo a distância de segurança, até ser possível voltar à velocidade anterior. Resumindo e baralhando:

Se o novo VW Polo estiver com o cruise control ligado a 120km/h e encontrar um carro a 80km/h à sua frente, o próprio carro reduz a velocidade (não é necessário colocar o pé no travão), espera que o outro carro saia da frente e, quando isso acontecer, volta aos 120km/h.

Adoramos estas novas tecnologias que fazem com que a vida seja vivida com maior conforto e, claro, segurança!

Specs Mecânicas

Não nos vamos focar muito neste ponto, já que este artigo é de tecnologia, mas aqui fica o básico da parte mecânica deste carro:
Motor 1.0 TSI
115 cavalos
DSG (Direct-shift gearbox) de 7 velocidades

Preço
Este não é um carro barato. Pelo custo, até há outros dentro da mesma gama mais em conta. No entanto, a marca VW tem uma excelente reputação na manutenção dos carros (não vamos falar do escândalo ambiental de há uns anos), o que encarece o produto. Este modelo em particular pode ser encontrado no mercado, novo, por 25.000€.

Veredicto

Esta não é uma review do carro, mas sim um overview de toda a parte tech do novo VW Polo. E, nesse aspecto, podemos dizer claramente que adorámos! Desde os dois displays até ao ecossistema Android/iOS, passando por tudo o resto que nos deu uma grande experiência. Até a câmara traseira (auxiliar de estacionamento) está cuidadosamente escondida para evitar danos na rua. Foi tudo pensado ao mais ínfimo detalhe.

Por essas razões podemos dizer: se isto está assim agora, imaginem daqui a uns anos. Próximo passo: testar a tecnologia dos Tesla!

Review da Tech do Novo Volkswagen Polo (COM VÍDEO)Google Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Aurea, Mariza, Pérola e Vanesa Martín são as convidadas de Matias Damásio em Lisboa

Aurea, Mariza, Pérola e Vanesa Martín são as convidadas de Matias Damásio em Lisboa

Fim-de-semana dedicado à Brad Pitt no Canal Hollywood

Fim-de-semana dedicado à Brad Pitt no Canal Hollywood