in

Rescaldo: Eficácia, cá está ela!

Rescaldo: Eficácia, cá está ela!

Rescaldo do jogo inaugural da jornada 19 da Liga NOS, entre Boavista e Belenenses. Partida em que os azuis venceram por uma bola a zero, com golo apontado por João Diogo.

O Belenenses deslocou-se ao Bessa para abrir a 19.ª jornada da Liga NOS e sair vitorioso. O resultado cifrou-se no 0-1 e a equipa de belém tem agora mais motivos para sorrir. Num jogo fraco, mal disputado e cujo o único interessem residia nos adeptos de ambas as equipas, o emblema da Cruz de Cristo conseguiu superiorizar-se ao Boavista através de algo que tem faltado esta temporada: eficácia! Uma vitória importante que dará um ‘boost’ moral a uma equipa cada vez com menos opções.

Um onze completamente modificado foi o que Quim Machado decidiu apresentar, ao contrário de Miguel Leal. O treinador dos lisboetas fez João Diogo alinhar a extremo, pôs Edgar Ié a lateral-direito, trocou Fábio Nunes com Miguel Rosa e tirou André Sousa para por Camará. Uma equipa inédita e algo rebuscada face às soluções existentes. A rivalidade fez-se sentir e o início do jogo, ainda que atabalhoado, foi muito faltoso. O árbitro Luís Godinho demonstrou logo o que queria do jogo: amarelos e faltas ao mínimo toque. O Belenenses começou menos bem ao dar muito espaço na zona central ao Boavista, que nunca conseguiu explorar essas fragilidades azuis com critério. A bola no ar imperava e os duelos físicos marcavam o ritmo, assim como os passes falhados e o erros sucessivos. Jogava-se mal no Bessa. Os forasteiros conseguiram começar a ter mais bola e Yebda e Vítor Gomes passaram a ter mais preponderância na manobra ofensiva, o que levou a um maior ascendente do Belenenses que teve em Juanto e João Diogo os principais homens apontados à baliza defendida por Vágner. O principal lance de perigo foi mesmo para os azuis, através de um livre executado por Juanto que levou o guarda-redes boavisteiro a aplicar-se. O jogo ia para o intervalo a zeros e com uma 1.ª parte dividida em termos de ‘domínio’ – que nunca chegou a existir por completo.

Na 2.ª parte o Belenenses entrou mais decidido e procurou mais a baliza dos axadrezados nos primeiros minutos. Aos 57′, após um erro de Philipe Sampaio, Camará ganha bem a frente, remata e, na sobra, João Diogo supersónico atira para golo. Estava feito o resultado final. Daí para a frente os da casa foram à procura do empate e o clube do Restelo só conseguiu equiparar-se até  aos 75 minutos, a partir daí concedeu a iniciativa e a bola aos axadrezados que apostaram todas as fichas num jogo directo. Como foi aliás o grande tónico deste jogo. Ainda deu para Cristiano brilhar e para o Belenenses passar alguns calafrios, mas o resultado estava assegurado. Fábio Nunes também podia ter acabado com o jogo, depois de um belo toque de calcanhar que passou a centímetros do poste.

Futebol mal jogado, arbitragem para lá de caseira e demasiadas paragens, mas o que conta são os três pontos e esses, premeiam a competência, a entrega e a eficácia, aquela que tantas vezes falta. Hoje pode-se dizer que sentiram o peso do jogo. E tão bem que sabe a todos os adeptos vencer no Bessa.

Rescaldo: Eficácia, cá está ela!Google Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Deolinda no Coliseu num concerto para assinalar dez anos de carreira

Deolinda no Coliseu num concerto para assinalar dez anos de carreira

Belenenses venceu na Taça de Honra

Belenenses venceu na Taça de Honra