No passado dia 13 de Setembro, o Palácio dos Anjos, em Algés, recebeu a exposição da fotógrafa Austríaca Renate Graf, numa parceria da Câmara Municipal de Oeiras com a Mirat Gallery e com a Rui Freire – Fine Art. A artista vem exibir inúmeras fotografias, organizadas por diversas salas do palácio, que mostram o trabalho de mais de 25 anos de carreira, e de várias viagens à Índia, Marrocos, Itália, Alemanha, Áustria, França e também Portugal.
Graf opta por trabalhar com câmeras analógicas e processos mais tradicionais de revelação das fotografias. Nunca quer interferir com a espontaneidade da captação, nem com o ambiente que a rodeia quando fotografa. A sua visão e a lente da sua máquina, mostram o mundo de uma forma abstracta, sempre a preto e branco.
Nas várias viagens que fez, a fotógrafa sente um enorme fascínio por objectos e paisagens que, de qualquer forma, tenham sito tocadas e alteradas pelo Homem, tendo sempre presente a ideia de religioso e sagrado. Na exposição, podemos ver fotografados templos religiosos em destroços, com o impacto visível da presença do ser humano e da força da natureza, objectos de rituais hindus deixados no chão, com o seu valor espiritual esquecido, restos de fogueiras apagadas, paisagens secas, reflexos de edifícios na água, entre outros temas. Os quatro elementos naturais estão bastante presentes, revelando uma enorme inspiração na natureza.
Acompanhando as fotografias expostas, estão espalhadas pelas salas, citações de autores que comunicam com a essência do trabalho da artista. Entre eles, Fernando Pessoa e alguns dos seus heterónimos destacam-se nas paredes do palácio, ou não tivesse Renate Graf uma ligação afectiva com Portugal, onde tem uma casa.
Uma exposição de fotografia que representa não várias viagens a outras culturas, mas sim uma enorme viagem a preto e branco, que demonstra o que pode haver de abstrato em pequenos detalhes, em objectos esquecidos, nas linhas de uma paisagem e nos destroços do passado. Até dia 29 de Dezembro, o trabalho da fotógrafa austríaca poderá ser apreciado com entrada livre!