Queima das Fitas do Porto: problemas de acesso e segurança geram reclamações
O início da Queima das Fitas do Porto, no passado dia 7 de maio, foi marcado por problemas de acesso ao queimódromo e falta de segurança, levando milhares de pessoas a reclamar da má organização do evento. As queixas foram registadas no Portal da Queixa e apontam o dedo à Federação Académica do Porto (FAP).
Caos e pânico na entrada do queimódromo
Segundo os relatos no Portal da Queixa, milhares de pessoas enfrentaram horas de espera para trocar os bilhetes por pulseiras de acesso ao queimódromo, localizado no Parque da Cidade. A situação gerou confusão e pânico, com pessoas esmagadas e a sofrer ataques de pânico.
Reclamações apontam falta de organização e segurança
Em apenas um dia, foram registadas cerca de 50 reclamações contra a FAP no Portal da Queixa. As queixas descrevem cenários caóticos, apontando a falta de organização, segurança, informação e sinalética, bem como a falta de staff de apoio como principais motivos de reclamação.
Testemunhos de perigo e ataques de pânico
Uma das reclamantes, Rita, relata que a filha teve um ataque de pânico e que a polícia no local (PSP) se isentou da responsabilidade pelo caos. Outro consumidor, Miguel Caetano, denuncia a falta de segurança e a situação caótica que impediu muitas pessoas de aceder ao recinto e colocou em risco a saúde e integridade física dos presentes.
Desmaios e algumas agressões foram também relatados em vídeos enviados à RTP e publicados no Twitter. A Polícia de Segurança Pública afirmou à RTP que não recebeu qualquer queixa sobre estes incidentes.
Sobre o Portal da Queixa by ConsumersTrust
O Portal da Queixa é uma plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas, criada em junho de 2009. Atualmente, é uma referência nacional em matéria de consumo e o maior marketplace de reputação. A plataforma expandiu-se para mercados como França (Réclame Ici), Espanha (Libro de Quejas) e África do Sul (Complaints Book), através da marca global Consumers Trust.