Em 2018, 46% dos utilizadores de internet em Portugal utilizaram este meio para efetuar compras. Seja para comprar viagens, livros, equipamentos informáticos, envelopes ou simplesmente um ramo de flores, o ecommerce é um fenómeno em crescimento no nosso país.
Sediada em Roterdão, a Envelopesonline iniciou o seu negócio em 2009 e é o exemplo de uma empresa dedicada ao comércio online que tem vindo a desenvolver a sua atividade de forma exponencial, incluindo no mercado Português. A empresa está atualmente presente em 28 países, com uma vasta gama de envelopes e embalagens para os mais variados fins. Através da sua página de internet, em envelopesonline.pt, é possível personalizar e adquirir as várias soluções disponíveis. A empresa garante a entrega no prazo de 4 a 5 dias úteis.
A Envelopesonline é um exemplo de ecommerce que conta cada vez mais com os portugueses como clientes. Segundo a Marktest, em 2018, 71% dos portugueses utilizou o serviço de internet. Destes, 46% utilizaram a internet para efetuar compras.
No mesmo relatório é possível verificar que nos últimos 6 anos o número de internautas portugueses a efetuar compras online aumentou 16%, sendo, a par com a Internet Banking, um dos serviços da internet com maior crescimento em Portugal.
Apesar do crescimento, em Portugal apenas um terço da população recorre à internet para fazer as suas compras, sendo a média europeia o dobro deste valor. Em 2017 as transações económicas através do ecommerce representaram um volume de vendas de cerca de 2 biliões de euros a nível mundial.
O que fazer para evitar fraudes em ambiente online?
No que respeita à aquisição de bens e serviços através da internet, 85% dos portugueses que efetuam compras online utilizam websites estrangeiros, o que representa um desafio para as empresas portuguesas que se dedicam ao comércio através da internet.
Segundo os últimos dados, os portugueses continuam a preferir a internet para a compra de viagens e alojamentos. No entanto, é notório o aumento da aquisição de bens de utilização diária através da internet. É o caso dos supermercados, cosmética e outros produtos como os envelopes ou apenas um ramo de flores, como acontece com a Colvin.
A Colvin é uma plataforma online de encomenda e entrega de flores ao domicílio, que possibilita a encomenda de bouquets de flores, garantido a sua entrega em qualquer ponto de Portugal continental em 24 horas. Através do site da Colvin pode encontrar buquês de flores para ocasiões especiais ou apenas para decoração. Na Colvin encontra soluções florais dedicadas a diferentes épocas do ano e para diferentes ocasiões.
Quando chega à hora de escolher a forma de pagamento, os portugueses continuam a preferir o pagamento através de Multibanco. No entanto, em 2018, registou-se um aumento na utilização de Cartões de Crédito (mais 1% comparativamente a 2017), bem como de meios de pagamento alternativos como o sistema PayPal (mais 2% comparativamente a 2017).