em

O que fazer para evitar fraudes em ambiente online?

O ato de realizar compras foi, e continua a ser ainda, um motivo de satisfação para muitas pessoas em todo o mundo. A forma como são feitas, no entanto, mudou muito ao longo do tempo. Se anteriormente o processo era mais “analógico”, onde o cliente tinha a necessidade de se deslocar até a uma loja física para adquirir um produto, atualmente as compras estão ao alcance da palma da mão, bastando alguns toques no ecrã do smartphone ou uns cliques rápidos no rato do computador.

Mas nem tudo são rosas, associados a todas as facilidades que a tecnologia e as compras online permitem, podem existir riscos. Os consumidores estão mais sujeitos a estes riscos nos casos em que não prestam atenção a alguns passos durante o processo de compra e quando não se certificam da qualidade do vendedor. De acordo com uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 89% dos cibernautas em 2017 fizeram pelo menos uma compra online nos doze meses anteriores, um exemplo claro do crescimento deste modelo mais recente e da necessidade de maior segurança no ambiente online.

Existem algumas formas práticas de evitar fraudes durante o uso de serviços digitais. As grandes plataformas online como a Amazon, Ebay, Netbet, Royal Vegas e os casinos online autorizados em Portugal, são referência pela eficiência e segurança dos serviços que prestam aos seus clientes. No entanto, existem muitas empresas que não dão tanta importância à confidencialidade dos dados dos seus clientes. Veja de seguida algumas dicas que deve seguir antes de realizar compras online:

Promoções mirabolantes

Recebemos com frequência na nossa caixa de e-mail algumas mensagens de endereços que desconhecemos, onde é disponibilizado um link para compras de produtos muito abaixo do preço normal – e geralmente a oferta tem um curto prazo de duração. O problema é que normalmente estes casos não são mais do que grandes farsas.

Segurança da ligação

Já há algum tempo que o Google permite aos seus utilizadores verificar a segurança do site que visitam, como por exemplo, um site com conteúdos desportivos ou de automobilismo que tenha por hábito visitar com frequência. Na barra de endereço é possível ver a palavra “seguro” a verde, ao lado do símbolo de um cadeado com a mesma cor. Caso não apresente esta informação, é recomendável redobrar a sua atenção.

Extensão do site

Alguns sites possuem algumas extensões específicas nos seus endereços. Uma página do governo, por exemplo, terá “gov” no endereço do site. O site confiável de um branco, por sua vez, terá um endereço simples, como “nomedobanco.com.br”. Já alguns domínios, como “net”, devem merecer uma atenção mais especial antes de inserir os dados do seu cartão de crédito.

Avaliações e comentários sobre a empresa

Quando um cliente não está satisfeito com o serviço prestado pela loja online, dificilmente irá deixar de fazer uma avaliação negativa sobre a mesma. Tenha por isso atenção à quantidade de reclamações que existem sobre um site e ao conteúdo das mesmas, pois pode ser um bom indicador da qualidade do trabalho que determinada empresa presta aos seus clientes.

Informação da empresa

Quando um site não for muito conhecido, uma das melhores formas de obter mais informações passa por efetuar uma pesquisa sobre a mesma num dos vários sites de bases de dados de empresas. Através do nome da empresa, marca ou NIF pode consultar a designação da mesma, o tipo de atividade económica, a morada, os seus contactos, entre outros dados que lhe permitem atestar mais facilmente a fiabilidade de um site ou loja online.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comentários

A 1ª Regata de Portugal terá DJ Sets diários a partir de dia 3 Outubro

A 1ª Regata de Portugal terá DJ Sets diários a partir de dia 3 Outubro

Energy Sistem apresenta nova Energy Music Box 7+