Num jogo mais complicado do que se antevia, Portugal conseguiu derrotar a equipa do Luxemburgo por 0-2, e assim confirmar a sua presença no Euro 2020.
A Selecção Nacional rumou ao Luxemburgo para a última partida da fase de qualificação para o Euro 2020 com apenas uma ideia: ganhar. Qualquer resultado que não a vitória poderia impedir Portugal de marcar presença na fase final do Euro do próximo ano, obrigando a equipa a disputar o play-off de acesso, caso a Sérvia obtivesse um resultado melhor frente à Ucrânia que o de Portugal em Luxemburgo.
Com uma entrada fraca em campo, e com as notícias do golo da Sérvia logo nos primeiros minutos, chegou-se a temer o pior desfecho desta fase de qualificação para o actual campeão europeu em título. Com dificuldades em trocar a bola com qualidade no meio-campo adversário, a agressividade da selecção luxemburguesa levava a melhor nos primeiros 30 minutos, tendo mesmo criado mais perigo do que Portugal.
Até que aos 40 minutos, um passe longo de Bernardo Silva abriu a defesa do Luxemburgo para Bruno Fernandes disparar para o fundo da baliza, após uma excelente recepção do passe. Um golo que fazia esquecer o que se podia passar no Sérvia vs Ucrânia (a Sérvia empatou 2-2, e fica assim fora da fase final da competição).
Na segunda parte, Portugal tentou controlar os ritmos de jogo, mas sem criar situações de perigo para alargar a vantagem.
Mas aos 85 minutos lá apareceu o golo da tranquilidade, aos empurrões. Com um cruzamento de Bernardo Silva para Diogo Jota empurrar para dentro da baliza, foi ainda necessário aparecer Cristiano Ronaldo para dar o toque final para a bola passar a linha da baliza.
Jogando mal ou bem, a verdade é que Portugal já está no Euro 2020.
Onzes iniciais