in ,

Playstation 5 – O que deve fazer quando a tiver em casa

960x0 (1)

A Playstation 5 chega a Portugal amanhã, uma semana depois de ter sido posta à venda em países como os Estados Unidos da América ou Canadá. Decidimos dar-vos as dicas mais importantes do que fizemos quando ligamos à PS5 pela primeira vez.

A nova geração Playstation está mesmo aí à porta e como sabemos que os futuros possuidores da PS5 estarão certamente ansiosos por lhe pôr as mãos em cima e começar logo a jogar os seus jogos, elaborámos uma pequena lista de dicas sobre o que deve fazer inicialmente.

Neste momento já temos a Playstation 5 connosco há mais de uma semana e por isso poderão contar com a nossa análise à consola muito em breve no site. Sem mais demoras, eis as melhores dicas para usufruir a consola ao máximo a partir de amanha:

  • Fazer o backup dos dados da PS4 que quer transferir para a PS5

A primeira dica é uma que pode fazer já hoje, mesmo antes de receber a PS5. Se tem uma PS4 em casa, certamente quererá transferir jogos ou dados para a nova consola. Caso tenha uma subscrição Playstation Plus, deverá ter os saves guardados automaticamente na cloud e por isso não deverá ser tão preocupante a gestão dos saves. No entanto, se o tamanho do disco da PS5 for limitado para si, poderá começar já a hoje a seleccionar que jogos e dados é que vai querer transferir para a nova consola.

  • Tirar a consola da caixa e aparafusar a base

Se for um dos que reservou a consola, amanhã deverá ter a Playstation 5 consigo. E portanto a melhor dica que temos para lhe dar é: “Tire a consola da caixa”. Parece parvo certo? Sim é, mas queremos vincar aqui que a caixa da PS5 traz consigo uma base preta que é necessária para a estabilidade da consola. Pode ligar logo a consola sem a base estar aparafusada, mas não o recomendamos. Basta perder 30 segundos e ter à mão uma pequena moeda e tudo ficará bem feito.

  • Ligar a PS5

Fora da caixa agora é necessário ligar os cabos de alimentação, de rede e HDMI. Esta é uma tarefa linear, mas importa referir que, caso tenha uma TV 4K, deverá usar o cabo que vem com a consola, pois já é um cabo HDMI 2.2. A utilização de outros cabos HDMI poderá infuenciar a fidelidade gráfica do que verá no ecrã.

  • Ligar a PS5 e a PS4 à mesma rede por cabo ethernet

PS5-Vs-PS4

Um dos pontos em que a PS5 mais nos surpreendeu nesta semana de uso, foi a facilidade com que transferiu e instalou todos os dados e jogos que tínhamos na PS4. Caso tenha uma PS4 ainda em casa, ligue essa consola por cabo Ethernet, tal como a PS5. Depois no ritual de inicialização da Playstation 5 será informado que poderá transferir os dados que pretender da consola da geração anterior. Basta um simples clique durante 1 segundo no botão Power da PS4 e fica estabelicida a ligação. A partir daí, será uma questão de minutos. Isso, mais os minutos que tem de dispensar a estabelecer as definições iniciais, e está quase pronto a jogar.

  • Download e instalação dos jogos que quer jogar primeiro

Se para além da consola também tiver comprado algum jogo novo, seja físico ou digital, sugerimos que o coloque a instalar a partir deste momento. As velocidades de download e de escrita no disco são tremendamente superiores ao que encontravámos na PS4, por isso não terá muito tempo para esperar.

Marvel’s Spider-Man: Miles Morales (Playstation 4 e 5) | Análise Gaming

 

  • Adicionar os jogos do Playstation Plus Collection à conta

Enquanto os teus jogos novos instalam, dá um olho na nova Playstation Plus Collection. Lá poderás fazer download de jogos PS4 como Batman Arkham Knight, Bloodborne, Fallout 4, God of War, Monster Hunter: World ou Persona 5. Caso queiras saber todos os jogos que estão disponíveis nesta colecção, clica em baixo:

Conhecida a lista de jogos oferecidos no Playstation Plus Collection para quem tiver uma PS5

 

  • Experimentar Astro’s Playroom

A primeira experiência de jogo na PS5 deve ser Astro’s Playroom na nossa opinião, pois não há jogo que aproveite melhor as características inovadoras do DualSense como o jogo do pequeno robot. Para além disso, é um jogo rápido que se pode chegar ao fim em poucas horas, enquanto se é “bombardeado” no bom sentido com referências nostálgicas ao passado da PlayStation.

Astro’s Playroom (Playstation 5) | Análise Gaming

 

  • Experimentar jogar com e sem headphones

Jogar com ou sem headphones pode fazer toda a diferença na experiência de jogo. Porquê? Bem porque o 3D Audio que a Sony tanto realça nesta consola só é possível de ser experienciado se tiver uns headphones ligados ao DualSense. Mas se o fizer, estará a perder a interactividade das colunas do DualSense. Portanto é uma questão de ir experimentado e ir vendo o que prefere em cada situação.

Headset Sony Pulse 3D para PS5 é homologado pela Anatel | Gadgets | Tecnoblog

  • Usar as Activities dos jogos

Uma das novidades da PS5 é a possibilidade de ter umas Activities ou Cards em cada jogo em que poderá ser direccionado para o nível ou modo de jogo quase instantaneamente, sem ter de se preocupar em percorrer mapas de jogo ou menús, ou então receber ajuda em relação a algum desafio. Esta feature verifica-se bastante útil quando por exemplo queremos jogar um Team Deathmatch rápido no Call of Duty: Black Ops: Cold War, sem termos de perder tempo desnecessariamente.

Playstation 5 - O que deve fazer quando a tiver em casa | CA Notícias

  • Espreitar os tempos de jogo no perfil

Sempre teve curiosidade em saber quanto tempo gastou em cada jogo na PS4? Bem, na PS5 já pode saber essa informação. No seu perfil, pode consultar todos os jogos que já jogou na PS4 e n PS5 e ver quanto tempo jogou cada um deles, fazendo lembrar um pouco o sistema que a Nintendo implementou para a Switch.

PS5 Displays Your Playtime in Next-Gen and PS4 Games - Push Square

  • Perceber a UI

Isto é muito importante, pois a UI da PS5 é muito mais limpa e responsiva do que a da PS4, e embora tenha semelhanças com a da PS4 e também com a da PS3, a verdade é que a interface da PS5 esconde algumas surpresas, umas boas, outras nem por isso. Uma delas que deverá ter sempre em atenção é em relação a qual versão de um jogo está a jogar. Isto porque nesta mudança geracional, há muitos títulos que saiem tanto na PS4 como na Playstation 5, e a forma como a UI realça as versões dos jogos pode não ser perceptível à primeira vista. Em títulos como Assassin’s Creed Valhalla tem de ter atenção para perceber se está a jogar a versão PS4. Para isso, na Home, no separador do jogo deverá carregar no botão Options do comando e seleccionar a Game Version PS5.

How To Ensure You're Playing The PS5 Version of Call of Duty: Black Ops Cold War At 120Hz

 

A Playstation 5 é lançada amanha em Portugal e terá dois formatos diferentes: um modelo standard com uma unidade de disco Blu-Ray Ultra HD a 499.99€ e um modelo digital sem unidade de disco a 399.99€. Em breve poderá contar com a nossa análise à consola.

 

"Big Brother – Duplo Impacto" estreia em janeiro e traz muitas novidades | CA Notícias

“Big Brother – Duplo Impacto” estreia em janeiro e traz muitas novidades

PS5 prices

Conheça que lojas vão vender PlayStation 5 amanhã