Com o início das transmissões da Eleven Sports em Portugal, falámos com Pedro Pinto, o Director não-executivo da operadora sobre o que distinga a Eleven Sports da concorrência e quais os objetivos da operadora.
Pedro Pinto é o Director não-executivo da Eleven Sports em Portugal e é responsável pela transmissão da Liga dos Campeões da UEFA e da gestão das relações com a imprensa e com os detentores de direitos desportivos, auxiliando ainda a equipa de produção da operadora no mercado português.
Antes de ter desempenhado as funções de Diretor-geral de Comunicação da UEFA, Pedro Pinto trabalhou como jornalista durante quase duas décadas. Esteve 15 anos como jornalista e apresentador desportivo da CNN, tendo apresentado o FIFA Ballon D’Or, e trabalhou também na BT Sport, SportTV e World Soccer Magazine.
Agora como director não-executivo da Eleven Sports, Pedro Pinto respondeu às nossas questões:
CA Notícias (CA) – Neste momento não possuem direitos de jogos portugueses. Podem revelar se terão alguma competição nacional no futuro próximo?
Pedro Pinto (PP) – A ELEVEN Sports tem interesse em todos os conteúdos premium que possam interessar aos adeptos do desporto em Portugal. Nesse sentido, caso surjam oportunidades para garantir esses direitos, certamente a ELEVEN irá considerar essa possibilidade.
CA – Qual é o principal diferenciador em relação à concorrência em Portugal?
PP – A ELEVEN SPORTS vai ser um canal diferente dos que existem no panorama televisivo em Portugal. Teremos uma abordagem diferenciada, focada nos adeptos do desporto, com um discurso focado no jogo, no prazer e entretenimento para elevar o desporto em Portugal. Com menos estúdio e mais estádio, próximo das pessoas e da emoção do jogo.
CA – Como é composta a programação diária da Eleven Sports?
PP – Para já, consiste na transmissão em direto ou diferido dos vários direitos que temos vindo a anunciar, com destaque para a Liga dos Campeões, LaLiga, Ligue1, NFL, etc., magazines destas competições, entre outros conteúdos. Futuramente, iremos começar a ter outro tipo de conteúdos, com programas em estúdio e não só.
CA – Para já as negociações com as outras operadoras ainda não chegaram ao fim. Como é que um cliente das outras operadoras poderá ver a Eleven Sports?
PP – Pode fazê-lo se for cliente da NOWO ou através da subscrição dos nossos canais no nosso site www.elevensports.pt, onde encontra a nossa plataforma de streaming.
CA – Em relação ao vosso serviço de streaming, está disponível através de app mobile e/ou Web como acontece com a Netflix, por exemplo? E quem tiver a subscrição do canal na NOWO terá direito ao serviço de streaming?
PP – Sim, poderá aceder via app na AppStore ou Google Play Store ou usando um browser para aceder ao nosso site. A subscrição deste serviço é independente da subscrição do canal na NOWO ou, futuramente, noutro operador. Contudo, todos os operadores de telecomunicações têm atualmente as suas próprias plataformas de streaming onde um cliente pode ver qualquer dos canais que subscrever nos dispositivos móveis, pelo que poderá garantir o acesso aos canais da ELEVEN com a mesma mobilidade de que dispõe com a nossa plataforma de streaming.
CA – A troca de Ronaldo da La Liga para a Serie A teve impacto na Eleven? Poderiam ser o único canal com todos os jogos de Ronaldo no Real Madrid…
(PP) – Não vamos esconder que gostaríamos de ter sempre o Ronaldo na nossa antena. Contudo, acreditamos que o grande chamariz de ver o Ronaldo na Juventus é saber se a equipa italiana conseguirá finalmente vencer a tão desejada Liga dos Campeões e essa só pode ser vista na ELEVEN SPORTS. E mesmo sem o Cristiano, a LaLiga continua a ser das melhores Ligas do mundo, com equipas de topo mundial e com os imperdíveis El Clasico entre Real Madrid e Barcelona.
CA – A transmissão de jogos da Liga Francesa pelo vosso Facebook é algo para continuar ou foi uma estratégia de Marketing inicial?
PP – Como explicamos, foi uma estratégia para garantir que os adeptos do desporto não ficavam privados de ver os conteúdos que asseguramos para Portugal antes do canal ir para o ar. Contudo, é uma prática que a ELEVEN tem vindo a desenvolver em diversos mercados, com grande sucesso, pelo que faz parte da nossa estratégia que tal se venha a repetir periodicamente.
CA – Sabemos que têm os direitos de várias competições de topo como a Liga dos Campeões, La Liga ou Ligue 1. Poderão dizer quantos jogos por jornada destas competições serão transmitidos?
PP – Não conseguimos dar um número específico, pois depende dos calendários e da sobreposição de jogos das diversas ligas semanalmente. Mas por exemplo, só no fim-de-semana anterior, contando com sexta e segunda-feira, transmitimos 15 jogos das Ligas Espanhola, Francesa e Belga.
CA – Tem favorito para vencer estas competições?
(PP) – Não temos favoritos, claro. Mas queremos e esperamos que sejam competições repletas de emoção e de preferência com vencedor imprevisível até ao último minuto da última jornada.
CA – De há uns anos para cá, os programas de debate de casos extra-futebol têm aumentado. A Eleven contribuirá para se falar mais de futebol em concreto? Como analisa o clima actual do futebol em Portugal?
PP – A ELEVEN Sports está em Portugal para promover o futebol, ajudar a que o desporto-rei e não só, sejam um motivo de entretenimento. Queremos falar de futebol e promover a paixão pelo jogo de todos os fãs, sem polémicas nem debates exaustivos sobre questões paralelos ao jogo.
CA – A Eleven Sports tem intenção de adquirir conteúdos desportivos de outras modalidades que têm sucesso em Portugal? A NBA é sempre uma competição muito vista por cá, tal como a Fórmula 1 ou a UFC…
PP – A ELEVEN Sports tem interesse em todos os conteúdos premium e que possam interessar aos adeptos do desporto em Portugal. Nesse sentido, caso surjam oportunidades para garantir esses direitos, certamente a ELEVEN irá considerar essa possibilidade. No caso de desportos de combate, já garantimos alguns conteúdos de MMA que não a UFC.
CA – Actualmente vemos o gaming e os e-sports a tomarem de assalto os lugares de espectáculos mais vistos em todo o mundo, chegando a canais generalistas como é o caso da RTP. Podemos esperar algum conteúdo relacionado com o gaming na Eleven Sports?
PP – O gaming é um fenómeno que atrai milhões de espectadores por este mundo fora. Se surgirem oportunidades interessantes, então certamente que iremos explorá-las.