in

Opinião: Lito Vidigal, dos 8 aos 80.

Opinião: Lito Vidigal, dos 8 aos 80.

Atenção: Primeiro que tudo é preciso esclarecer que isto se trata de um artigo de opinião, a intenção não é de todo dar lições de moral nem tão pouco mudar opiniões, é só a minha. A ideia não é criticar os adeptos que não gostam ou criticam o treinador.

Desde já começo por dizer que sou um grande admirador de Lito Vidigal, gosto da sua ideia de jogo, das suas soluções e do seu discurso.

É um treinador que fez com que a equipa ganhasse uma ideia de jogo, que não se submeta a uma equipa de maior dimensão e que com o que tem, tenha superado todas as expectativas.

A maneira como trabalha não sei, falo apenas da sua conduta desportiva, vejo eficácia, a ausência de timidez e qualidade na equipa, mesmo quando individualmente os atletas não conseguem mais, a equipa cresce e luta a adversidade com entre-ajuda.

O Belenenses joga cara a cara, contra com quem for, as três equipas com maior dimensão em Portugal já faz tempo que não suspiravam antes de defrontar o Belenenses, já não é um passeio. O 6º lugar é uma realidade, e para mim é a justiça na tabela, nem mais nem menos. Digo isto com base na qualidade das equipas, o que têm feito e onde merecem estar. Se será aqui a posição que a equipa ficará, os meses que restam de campeonato vão dar a resposta.

Vou agora falar do discurso de Lito que todos criticam. Aqui sim é onde leio comentários mais depreciativos com os quais não me identifico, de todo. Gosto como se dirige à comunicação social, é uma pessoa moderada e realista, sabe a situação da equipa, a qualidade do plantel que tem e até onde pode ir. Este ano está a correr bem e até pode correr melhor, mas para já a actual época está a ser fantástica, dizer o contrário é no mínimo ilusório.A equipa tem jogado bem e ganho pontos importantes em campos difíceis. Vitórias merecidas conseguidas pelo fruto do trabalho, a união do grupo e a qualidade do treinador. A união do grupo nasceu do relvado? Parece-me que não.

Não sabemos como fala no balneário, mas a verdade é que tem sido eficaz, o que traz para fora é muitas vezes uma maneira de se defender não criando expectativas muito altas e encarando realisticamente encontro a encontro.

O que é motivo de critica? Sinceramente não consigo entender, a ambição não demonstrada quer dizer alguma coisa? Não. O que vem cá para fora não quer dizer absolutamente nada visto que a bola é jogada nas quatro linhas e dentro dessas é espelhada a vontade do treinador. A equipa luta sempre sem parar, nunca baixa os braços, daí estar na posição onde está e ter passado o grupo da Taça da Liga com um Sporting no grupo. Qualidade e ambição.

Por vezes penso que os adeptos gostavam de ver Lito a mencionar o título como objectivo mas depois criticá-lo por não o conseguir. Se Lito é realista, sejamos todos. Há mais equipas e plantéis melhores qualitativamente, isso é uma realidade também. Por vezes a vontade e a virtuosidade dos intervenientes não são suficientes, dentro do relvado há três equipas, e duas delas estão lá para os três pontos, pior ainda é quando a terceira ajuda a isso.

Os mais conhecedores do interior do Belenenses podem falar da influência que tem dentro da própria estrutura, no plantel e nas suas escolhas nas contratações. Isso eu não sei, sei do que vejo e o que vejo é futebol jogado. Tudo isso é extra-futebol.

Se pensarmos que na época passada a equipa teve com um pé na segunda liga e hoje está a lutar pela Europa com uma qualidade futebolística invejável e com muitos jogadores Portugueses e produtos da formação, deixamos de pensar em tudo o mais. O Lito é bom treinador e encaixa bem na equipa, espero que renove.

Opinião: Lito Vidigal, dos 8 aos 80.Google Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Natação: Campeonato Nacional de Inverno de Natação Adaptada

Natação: Campeonato Nacional de Inverno de Natação Adaptada

Andebol: Vitória não evita disputa pela permanência‏

Andebol: Vitória não evita disputa pela permanência‏