A epidemia do novo coronavírus (COVID-19), que teve origem na China, tem cancelado eventos de grande dimensão. Esta quarta-feira, dia 18 de março, a organização do Festival da Canção, que iria decorrer em maio, em Roterdão, nos Países Baixos, foi cancelada devido à pandemia.
Em comunicado, a União Europeia de Radiodifusão refere que ao longo das últimas semanas foram “exploradas várias opções alternativas que permitissem que o concurso fosse por diante”, mas a “incerteza gerada pela transmissão da doença Covid-19 pela Europa — e as restrições postas em prática pelos governos dos participantes e pelas autoridades holandesas — fez com que fosse tomada a difícil decisão de que é impossível continuar com o evento ao vivo como planeado”.
A organização refere ainda que vão ser mantidas discussões entre todas as partes envolvidas, incluindo a cidade de Roterdão, sobre o local de acolhimento do evento em 2021.
Elisa, artista que vai levar ao concurso o tema “Medo de Sentir”, é a representante de Portugal no Festival da Canção 2020.