in

Festival da Eurovisão poderá ser cancelado devido ao coronavírus? Organização decide em abril

As semifinais do Festival Eurovisão da Canção 2020 estão marcadas para os dias 12 e 14 de maio e a final a 16 do mesmo mês.

Eurovisão
eurovision

A epidemia do novo coronavírus (Covid-19), que teve origem na China, já infetou 156400 pessoas em todos os continentes, das quais morreram 5833, segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças. Nas últimas semanas, têm sido tomadas várias medidas preventivas, incluindo o cancelamento de eventos de grande dimensão.

Nos últimos dias, nas redes sociais, começaram a circular vários rumores sobre o cancelamento da edição de 2020 do Festival Eurovisão da Canção, que se irá realizar em Roterdão. A organização do certame já frisou que está a “monitorizar de perto a situação relativa à disseminação do coronavírus e que irá seguir as orientações da OMS [Organização Mundial da Saúde] e das autoridades nacionais de saúde”.

Em comunicado, a UER, organismo responsável pelo concurso, sublinhou ainda que está a “explorar diferentes cenários” e que a faltar dois meses para os espetáculos “ainda é cedo para tomar decisões finais”.

Segundo o site Wiwibloggs, o site mais popular entre os fãs do Festival Eurovisão da Canção, Said Kasmi, vereador do Turismo e da Cultura da cidade de Roterdão, anunciou que a situação está a ser avaliada e que “no inicio de abril deverá ser tomada uma decisão”. “Mas ainda é muito cedo para comentar os cenários possíveis”, frisou.

O mesmo site avança as seis possíveis opções para a realização da edição de 2020 do Festival Eurovisão da Canção, que passa no adiamento do certame; na transmissão nacional em que cada país apresenta a música a partir do seu próprio local ou sem público na arena.

Miguel Araújo e Angie McMahon confirmados no MEO Marés Vivas | CA Notícias

Miguel Araújo e Angie McMahon confirmados no MEO Marés Vivas

COVID-19: Exposição de Harry Potter em Lisboa encerra esta segunda-feira | CA Notícias

COVID-19: Exposição de Harry Potter em Lisboa encerra esta segunda-feira